Aniversário de Passo Fundo-Hoje é o dia verdadeiro
- Posted by: Ass. imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Diário da Manhã – Passo Fundo
Muito se diverge em relação a verdadeira data de aniversário de Passo Fundo. Todos os anos, a comemoração acontece no dia 07 de agosto, mas a data de nascimento da cidade não foi essa. Passo Fundo nasceu no dia 28 de janeiro de 1857, data em que o município foi emancipado de Cruz Alta. Portanto, segundo o historiador e presidente da Academia Passo-Fundense de Letras, o verdadeiro dia do aniversário seria hoje
A Lei nº 340, que emancipou Passo Fundo de Cruz Alta foi publicada no dia 28 de janeiro de 1857, pelo catarinense Jerônimo Coelho, então presidente da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, que corresponde ao atual cargo de governador do Estado. O distrito de Passo Fundo foi elevado a categoria de Vila.
Segundo o historiador e presidente da Academia Passo-Fundense de Letras, Paulo Monteiro, depois de emancipado de Cruz Alta, Passo Fundo elegeu os vereadores que foram empossados no dia 07 de agosto do mesmo ano (1857), em Cruz Alta, na cidade mãe. Esta data é considerada a de instalação do município.
Em 1954, quando Passo Fundo completou 100 anos de emancipação, o prefeito da época, após constatar que a data de instalação de Passo Fundo foi em 07 de agosto, declarou aquela data como feriado religioso em homenagem a São Caetano e a instalação do município. Em 1964, o prefeito Mário Menegaz criou a Semana do Município comemorada entre 1º e 07 de agosto.
Para o historiador, o que aconteceu foi uma confusão entre o dia de criação e o dia de instalação do município. “É como se Passo Fundo tivesse nascido no dia 28 de janeiro de 1857 e registrado em 07 de agosto, quando os vereadores eleitos tomaram posse”, disse Monteiro.
Porque se comemora o aniversário do município no dia 07 de agosto?
Segundo Monteiro, a verdadeira data de aniversário é 28 de janeiro de 1857. O dia 07 de agosto foi apenas um ato formal de regularização da emancipação. “Foi o dia em que Cruz Alta disse: olha meu filho, você está grande, aqui estão os seus vereadores, o teu presidente da câmara, que também é chefe do executivo e vocês de fato estão emancipados. Mas, a verdadeira data foi 28 de janeiro quando Jerônimo Coelho publicou a lei criando Passo Fundo”, falou o historiador.
Para ele, a mudança na data de comemoração do aniversário do município, quando ele completou cem anos foi uma questão política. “No centenário de Passo Fundo passou-se a comemorar o aniversário com festividade. No entanto, em janeiro era época de férias escolares e a cidade ficava vazia. Era necessário ter público para se fazer política. Para justificar a comemoração em agosto foi criado até um feriado religioso”, contou Monteiro.
Ele explicou que este feriado religioso em comemoração a São Caetano foi apenas um motivo artificial. “Não temos historicamente nenhum registro de culto a este santo. Temos registro dos cultos a Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a Nossa Senhora do Rosário, a São Teodoro, a São Miguel, mas nenhum em relação a São Caetano. Se criou um feriado religioso artificial. Essa data é artificial e errônea”, falou o historiador.
Monteiro disse que outros historiadores já escreveram sobre a verdadeira data de aniversário de Passo Fundo. “É o caso de Antonino Xavier e Oliveira, professora Delma Rosendo Gehn e Nei D’Ávila que se dedicaram a estudar as origens de Passo Fundo. Houve interesse político e eleitoreiro para se criar uma festa com pessoas na rua. O dia de instalação se tornou o dia do município”, comentou o historiador.
O presidente da Academia Passo-Fundense de Letras disse que as pessoas precisam ser esclarecidas sobre o dia de criação e de instalação. “É evidente que é muito difícil mudarem a data de comemoração, porque em janeiro realmente não haverá público. São mais de três gerações formadas com esta idéia. Há muitas “mentiras” históricas no Brasil. Muitas vezes, a história se confunde com a estória e foi o que aconteceu em Passo Fundo”, disse Monteiro.
Ele disse que os historiadores tem a obrigação de contestar e fornecer as informações. “Nesta quinta-feira, Passo Fundo completa 153 anos de vida como município. No próximo dia 07 de agosto será comemorado o dia de instalação”, contou o historiador.
Confira a opinião do prefeito de Passo Fundo em exercício, René Cecconello, do deputado Estadual, Luciano Azevedo e do deputado Federal, Beto Albuquerque:
René Cecconello – prefeito de Passo Fundo em exercício
Segundo o prefeito em exercício, René Cecconello não se pode comparar o processo de emancipação daquela época com a realidade dos dias de hoje. “Os municípios que se emanciparam de Passo Fundo no último período como Mato Castelhano, Pontão, Coxilha, Ernestina tiveram um processo organizativo e inclusive um plebiscito para ver se as pessoas concordavam com a emancipação. É claro que não foi este o processo no início da nossa história”, falou Cecconello.
Cecconello falou que a criação do município foi no dia 28 de janeiro de 1857, mas que historicamente desde o centenário da cidade, comemora-se o aniversário no dia 07 de agosto, porque foi quando de fato instalaram a Câmara de Vereadores e a cidade começou a funcionar. “Óbvio que reconhecemos a data de 28 de janeiro como a de criação, mas a de 07 de agosto foi quando de fato passamos a ser independente enquanto ente federado. Não que 28 de janeiro seja uma data menor. Mas não vejo razão para modificarmos a data de comemoração”, comentou o prefeito em exercício.
Ele disse que as pessoas estranhariam se a data fosse modificada. “Sempre tratamos o aniversário da cidade em 07 de agosto. Foi nesta data que Passo Fundo realmente começou a funcionar. Foi quando a cidade começou a ser realmente independente de Cruz Alta”, finalizou Cecconello.
Luciano Azevedo – Deputado Estadual
O deputado estadual, Luciano Azevedo disse que a data que ele considera é 07 de agosto. “Eu aprendi que o aniversário de Passo Fundo é em 07 de agosto. Essas divergências históricas existem em muitos lugares, mas eu fico com o 07 de agosto com todo o respeito aos historiadores”, disse o deputado.
Para ele, a data é o menos importante. “O importante é que a cidade cresce a cada dia. Ela é fruto de um povo trabalhador, empreendedor e de uma geografia privilegiada. Uma cidade que soube aproveitar as oportunidades e por isso se destaca no cenário nacional”, disse Azevedo.
O deputado falou que Passo Fundo é indiscutivelmente a cidade mais importante do norte do Estado e caminha para ser uma grande cidade brasileira. “Ela oferece qualidade de vida, empregos, oportunidades, diversidade econômica, opções de lazer e cultura, prestação de serviço com qualidade e estamos buscando ter uma indústria forte”, comentou o deputado.
Azevedo disse que tem um carinho muito grande por esta terra. “Quando falo de Passo Fundo fico muito entusiasmado e me orgulho desta cidade onde nasci, independente da data em que se comemora o seu aniversário”, concluiu Azevedo.
Beto Albuquerque – Deputado Federal
O deputado federal, Beto Albuquerque achou interessante este debate sobre a história da cidade. “Para mim, o dia 07 de agosto é uma data consagrada que tem que ser reverenciada, mas evidentemente que se pudermos saldar Passo Fundo mais de uma vez ao ano melhor”, disse Albuquerque.
O deputado informou que não tinha o conhecimento sobre esta divergência. “É uma informação nova. Passo Fundo merece duas comemorações. Às vezes isso, acontece com as pessoas também. Elas nascem em um dia e são registradas em outro. É um dado histórico interessante. Para mim que amo tanto a minha terra é bom ter duas datas para saldá-la. A recuperação histórica é sempre muito importante”, concluiu o deputado.
if (document.currentScript) {