Audiência pública abordará o consumo de crack no Município
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Jornal Agora – Rio Grande, 12/03/2009
Tramita na Câmara Municipal a solicitação de audiência pública para tratar das questões relativas ao consumo de crack no Município. De autoria do vereador Alexandre Lindenmeyer (PT), o requerimento contou com a assinatura de todos os demais parlamentares. Este foi protocolado na última terça-feira, e ontem, lido em plenário. Alexandre Lindenmeyer acredita que a solicitação da audiência pública seja aprovada em breve, frente à adesão massiva das demais bancadas, independente do partido. "Trata-se de uma questão delicada e de interesse de toda a comunidade rio-grandina", enfatiza o parlamentar.
A solicitação da audiência pública partiu de uma reunião entre Lindenmeyer e os conselheiros tutelares da cidade, ocorrida na semana passada. Na ocasião, os conselheiros relataram a falta de sintonia entre os órgãos envolvidos da problemática como a Polícia Civil, Brigada Militar, Polícia Federal e instituições de assistência social.
Para o debate aberto, a ser realizado na Câmara Municipal, serão convidados representantes do Poder Executivo, dos órgãos de segurança pública, do Ministério Público, de centros de tratamento de drogas, além dos deputados estaduais e federais da cidade e da região sul do Estado.
Entre os problemas relatados pelos conselheiros tutelares ao vereador Alexandre Lindenmeyer, estão a falta de centros para a recuperação de mulheres usuárias do crack; a não priorização das ocorrências policiais envolvendo furtos consequentes do consumo da pedra, fazendo com que os conselheiros tenham que esperar para registrar o boletim de ocorrência, os impedindo de atender outros casos; e o consumo de drogas dentro do presídio.
Para que se tenha um maior conhecimento sobre o consumo do crack no Município, o vereador petista solicitou aos órgãos de segurança pública dados sobre o número de ocorrências referentes ao uso da droga.
Renatinho pede criação de Centro de Recuperação
Já o vereador Paulo Renato Mattos Gomes (Renatinho- PPS) protocolou ontem na Câmara Municipal requerimento solicitando o envio de ofício aos deputados federais Nelson Proença (PPS), Cláudio Diaz (PSDB) e Beto Albuquerque (PSB), pedindo que sejam indicados recursos no orçamento da União, através de emenda parlamentar, para a implantação de um Centro de Recuperação para Usuários de Crack em Rio Grande.
Segundo Renatinho, Rio Grande não dispõe de um local apropriado e com atendimento gratuito para o tratamento aos dependentes de crack. "O número de usuários vem crescendo a cada dia. Por isso, é preciso que a cidade disponha de um espaço para tratar essas pessoas, oferecendo os processos de desintoxicação e recuperação, bem como um plano de prevenção à recaída, todos acompanhados por profissionais habilitados", argumenta. O vereador recentemente chamou a atenção na tribuna do legislativo, sobre a criação por parte do Estado de 544 vagas em leitos hospitalares para a internação de dependentes químicos, as quais não contemplam a cidade do Rio Grande.