Bancada gaúcha criará comitê para reivindicar metrô em Porto Alegre
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Portal Copa 2014 – www.copa2014.org.br, 10/11/2009
Eduardo Pires – Porto Alegre
A bancada gaúcha no Congresso Nacional irá propor a criação de um comitê com representantes da prefeitura de Porto Alegre, do governo estadual, da Trensurb (Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre) e de entidades representativas da sociedade, com o objetivo de reivindicar uma tomada de decisão do governo federal a respeito da implantação da Linha 2 do metrô na capital. A proposta é do deputado federal Beto Albuquerque.
O secretário municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Clóvis Magalhães, afirmou que o metrô não apenas facilitará a movimentação dos turistas durante a Copa 2014, mas também será uma alternativa importante para o transporte coletivo da população. “É preciso que fique claro que a obra do metrô é de responsabilidade do governo federal, cabendo a nós apoiar e reivindicar a execução”, destacou.
De acordo com o projeto básico da Linha 2 do Metrô, a primeira etapa da obra terá 15,3 km de extensão, ligando a Estação Mercado, no Centro Histórico, à confluência das avenidas Bento Gonçalves e João de Oliveira Remião, na Agronomia. Estão previstas 11 estações e cinco terminais de integração com outros modais de transporte. A Trensurb projeta uma demanda diária de 450 mil usuários que, somada à da Linha 1, poderá resultar no transporte de 670 mil pessoas.
O custo da obra é estimado em R$ 2,5 bilhões, sendo que o formato de Parceria Público-Privada (PPP) é o preferencial para o financiamento do projeto. A direção da Trensurb estima que até fevereiro tenha concluído o detalhamento jurídico-institucional do projeto.
} else {