Bancada gaúcha inclui emenda para implementação da Nutritec
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Jornal VS – São Leopoldo, 25/11/2009
Verbas para o projeto do Pólo de Alimentos serão protocoladas no orçamento 2010
Brasília – A bancada gaúcha no Congresso Nacional decidiu ontem incluir recursos para o Pólo de Alimentos funcionais e Nutracêutica da Unisinos (Nutritec) entre as 20 emendas ao Orçamento Geral da União de 2010 a que tem direito. A escolha das emendas gaúchas ocorreu ontem à tarde. A definição do valor para a Nutritec deve ocorrer na quinta-feira.
Segundo o coordenador da bancada, deputado federal Beto Albuquerque (PSB), diversas reuniões efetuadas nas últimas três semanas prepararam a decisão. “Nos sentimos com o dever cumprido. Trouxemos para a bancada 100% das informações que chegaram de todo o Estado”, afirmou, em nota, o deputado. Agora, conforme Albuquerque, o esforço gaúcho será canalizado para a garantia dos recursos para as emendas na Comissão Mista de Orçamento do Congresso.
O reitor da Unisinos, padre Marcelo de Aquino, definiu a aprovação das emendas como uma “tarde de civismo”. Aquino esteve presente à reunião em Brasília, que contou com a participação de prefeitos e vereadores de todo o Estado. A prefeitura de São Leopoldo não teve representação.
PROJETO – De acordo com a diretora da Unidade Tecnológica da Unisinos, Susana Kakuta, a previsão é de que a Nutritec gere, nos primeiros três anos de funcionamento, 200 empregos diretos, atuando na certificação da presença de substâncias transgênicas nos alimentos, na transformação de commodities e insumos da biodiversidade de produtos de alto valor agregado e na minimização do custo da saúde pública com o uso de alimentos que atuem na prevenção, tratamento ou eliminação de doenças. O projeto prevê três núcleos para tratar o novo empreendimento: laboratório para pesquisa e prestação de serviços e certificação, incubação e atração de empresas.
Em 2008, o projeto recebeu apoio da bancada por meio de uma emenda. Porém, ela colocava a Unisinos junto a universidades públicas, o que inviabilizou o repasse. A articulação, em 2009, foi para que uma emenda específica para a Nutritec fosse incluída no orçamento de 2010.
}