Base comemora nova pesquisa
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Correio Braziliense, 6/8/2007
Leonel Rocha
GOVERNO
Parlamentares que apóiam o Palácio do Planalto acham que índice de 48% de aprovação de Lula mostra que estratégia de adversários fracassou. Oposicionistas afirmam que desgaste ainda virá
Avaliação alta: mesmo após o acidente com o avião da TAM, se manteve a parcela da população que considera governo Lula ótimo ou bom
Parlamentares da base do governo no Congresso comemoraram ontem o resultado de pesquisa que mostrou a manutenção dos altos índices de popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para deputados governistas, o levantamento mostra que fracassaram tentativas da oposição e de segmentos da "elite" de tentar usar a queda do avião da TAM para atacar o presidente e o governo.
A pesquisa feita nos dias 1 e 2 de agosto pelo Instituto Datafolha — e divulgada ontem pelo jornal Folha de S.Paulo — mostra que 48% dos dois mil pesquisados em todas as regiões consideram o governo Lula ótimo ou bom. Essa parcela é apenas um ponto percentual menor que a registrada em outubro do ano passado, época do segundo turno da eleição. A fatia da sociedade que considera o governo ruim ou péssimo cresceu apenas um ponto percentual, passando de 14% para 15%.
Para o deputado Cândido Vacarezza(PT-SP), os dados são uma prova de que a tentativa da oposição de responsabilizar o governo pelo acidente aéreo teve efeito contrário. "O povo vive melhor, inclusive a classe média, com mais emprego e renda, e fica cansado de ver a oposição criticando pessoalmente o presidente Lula por todos os problemas do país, mesmo que não tenha relação direta com o Palácio do Planalto", afirma o deputado. "O povo tem discernimento, sabe que o presidente não pode ser responsabilizado por uma tragédia que nada teve com a administração pública."
Beto Albuquerque (PSB-RS), um dos vice-líderes do governo na Câmara, concorda. "A pesquisa mostra que, apesar da torcida da elite brasileira, para grande parte da população os avanços são inquestionáveis", afirma o deputado. "Não podemos julgar o presidente apenas pelos erros, é preciso levar em conta os acertos."
Outra visão
Parlamentares de oposição ao governo dizem que a falta de informação adequada da população mais pobre explica a aprovação de Lula. "A crise não atingiu o Lula porque o presidente dá a impressão de que tenta resolver os problemas que surgem. Ele é um ilusionista que está dando certo", explica o senador Demostenes Torres (DEM-GO). "A população sabe do caos aéreo, mas compreende que o presidente não tem responsabilidade", acredita o parlamentar, um dos mais duros adversários do governo no Legislativo.
O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) acredita que a pequena variação negativa da avaliação do governo é o começo do fim da blindagem de Lula. Segundo o parlamentar, o desgaste de todos os governos começa lentamente, com a classe mais bem informada se manifestando, e depois a população em geral toma consciência dos problemas do governo. "O efeito teflon (onde nada gruda) está perdendo a validade e a prova disso são as vaias constantes onde o presidente vai", diz Heráclito.
RITA LEE PUXA VAIA
A roqueira Rita Lee comandou uma vaia ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva no show que realizou na noite de sábado na cidade de Bonito (MS), que foi assistido por cerca de cinco mil pessoas. Segundo o site Terra, a cantora afirmou que Lula não age em defesa do meio ambiente e depois "não sabe por que é vaiado". O público respondeu com quase um minuto de vaias a Lula. A cidade é conhecida por suas riquezas naturais, que atraem ecoturistas, e o show fazia parte do Festival de Inverno de Bonito. No dia anterior, críticos do governo fizeram protestos contra o presidente em diversas cidades. Em Brasília, a manifestação atraiu cerca de 50 pessoas.
Colaborou Solano Nascimento