Base sólida

Jan 09 2007
(0) Comments

O Nacional – Passo Fundo, 9/1/2007

O deputado Beto Albuquerque (PSB) considera que o segundo governo de Luiz Inácio Lula da Silva terá uma base mais sólida no Congresso Nacional em comparação com o primeiro mandato. "Vamos ter uma base mais ampla e melhor costurada. Até porque, desta vez a base foi combinada com os partidos e não em cima de líderes", afirma o vice-líder do governo na Câmara.

Beto é otimista ao apostar que inclusive o PMDB estará unido. "O PMDB desta vez não tem o argumento da divisão. Pode até ter algumas deserções, mas o partido vem inteiro para o governo", disse o deputado. E avisa: "Não vai ter `toma lá, dá cá`. Quem está apostando nisso vai quebrar a cara."

Um levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar aponta que, na Câmara, o governo federal contará com 307 votos distribuídos entre oito partidos aliados: PT, PCdoB, PRB, PMDB, PTB, PL, PP e PSC. Para aprovar as emendas à Constituição – como é o caso da reforma tributária -, são necessários, no mínimo, 308 votos favoráveis de deputados. No Senado, o governo terá pelo menos 43 dos 81 senadores.