Bebida: veto sob ameaça
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Jornal de Brasília, 27/03/2008
Deputados da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro se reuniram ontem com o relator da MP 415/08, deputado Hugo Leal (PSC-RJ). O objetivo era debater a medida que proíbe a comercialização de bebidas alcoólicas em rodovias federais e levar sugestões para o relator incorporar em seu paracer. O relator afirmou ao Jornal de Brasília que, em seu parecer, irá propor o fim da proibição de venda de bebidas em perímetros urbanos.
O presidente da Frente, deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), defende que o foco da MP está equivocado. Para ele, em vez de prejudicar os comerciantes com a proibição, a medida deveria prever punições mais severas para o motorista que for pego dirigindo embriagado. Segundo Albuquerque, cerca de 80% das emendas apresentadas à MP 415 são referentes à proibição da comercialização de bebidas nas rodovias que cortam cidades.
O deputado também defende que não haja tolerância para quem for pego embriagado ao volante. Ele afirma que qualquer nível alcoólico detectado, o motorista deve ser punido. Atualmente, a legislação prevê tolerância de seis decigramas de alcoól por litro de sangue.
"Chegou a hora de parar de discutir mais ou menos álcool no sangue", afirmou. O parlamentar defende também, punições mais severas para quem ferir ou matar no trânsito e o fim de juizado especial para julgar esse tipo de caso. (Ana Paula Siqueira)