Beto Albuquerque critica plano de Yeda para Uergs

Feb 08 2007
(0) Comments

Jornal Agora – Rio GrandeJornal Agora – Rio Grande, 9/2/2007
Beto Albuquerque critica plano de Yeda para Uergs

O líder do governo na Câmara, Beto Albuquerque (PSB-RS), reagiu à possibilidade de o governo do Estado transformar a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) em uma unidade dedicada apenas à pesquisa tecnológica. “A Uergs foi criada por decisão popular, de milhares de gaúchos, com o objetivo de ampliar o acesso ao ensino público, conforme as vocações produtivas de cada região. Alterar esse perfil num canetaço é desrespeitar a vontade do povo gaúcho”, criticou Beto, um dos idealizadores da Uergs.

O deputado disse que não houve avanços na Uergs nos últimos anos. “As incertezas aumentaram e só prejudicaram a Uergs e seus alunos. É preciso recuperar a universidade, não acabar com ela”, disse. Para ele, a Uergs tem um papel estratégico a desempenhar no ensino, na pesquisa e na inovação. Para isso, acrescenta o líder, o governo estadual precisa acelerar a institucionalização da universidade.

Beto Albuquerque disse, no entanto, que ainda espera que a governadora Yeda Crusius "compreenda a importância da Uergs para a juventude e o desenvolvimento do Estado" e coloque-a entre as prioridades de seu governo.