Beto Albuquerque recebe reivindicações em Lajeado
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Gazeta da Serra – SobradinhoGazeta da Serra – SobradinhoGazeta da Serra – Sobradinho, 8/3/2006
Beto Albuquerque recebe reivindicações em Lajeado
O deputado federal Beto Albuquerque (PSB), vice-líder do Governo Federal na Câmara, reuniu-se, na noite de 6 de março, com a reitoria da Univates, prefeitos, sindicalistas e representantes de diversos segmentos do setor produtivo das regiões dos Vales do Taquari, do Caí e do Rio Pardo. O grupo reivindicou ao parlamentar medidas contra a crise econômica que assola o país e que ele intervenha junto ao Governo Federal em favor dos setores atingidos.
O encontro reuniu representantes do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), das Câmaras de Indústria e Comércio do Vale do Taquari e de Caxias do Sul, do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Calçados de Bom Retiro do Sul, do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Calçadistas de Teutônia (Siticalte), da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), da Associação Comercial e Industrial de Bom Retiro do Sul (Aciab), da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), e das empresas Wallerius do Brasil, Balas Florestal e Calçados Reifer. Na ala política, participaram do encontro os prefeitos Cláudio Martins (Taquari), José Cenci (Fazenda Vilanova) e Carmen Regina Cardoso (Lajeado). O prefeito de Igrejinha Elir Girardi também representou a Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e a Associação dos Municípios do Vale dos Sinos.
O grupo manifestou sua preocupação com os rumos da economia do país, principalmente com relação à desvalorização do dólar, que prejudica as exportações, e à elevada carga tributária que onera o setor produtivo. Presente à reunião, o coordenador do Movimento Brasil Compete Já (MBCJ), empresário Jorge Faccioni, foi enfático ao afirmar que, se não houver mudanças, o Rio Grande do Sul poderá ter, em 2006, 30 mil novos desempregados e a perda de R$ 300 milhões em exportações. Os representantes do MBCJ entregaram ao parlamentar um dossiê contendo informações sobre a crise econômica que atinge os diversos setores da economia do Estado. O documento aponta medidas para reverter o quadro de dificuldades como o estabelecimento de medidas compensatórias aos atingidos pela desvalorização do dólar; a restituição de créditos do ICMS a empresas; aproveitamento de créditos do PIS e Cofins; novas linhas de crédito para capital de giro. Albuquerque prometeu encaminhar as reivindicações à ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef.
Após o encontro, o deputado ministrou palestra aos alunos da Univates. O parlamentar abordou o tema “Educação, Tecnologia e Cidadania”. Após sua explanação, Albuquerque abriu espaço para perguntas da platéia.