Beto anuncia Centro de Energias Renováveis para a cidade
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
O Nacional – Passo Fundo, 05/05/2009
Ações: na reunião-almoço dessa segunda-feira, o deputado Beto Albuquerque falou sobre novos investimentos para a cidade, oportunidades da crise, política e eleições
Por Ana Luisa do Nascimento/ON
O uso da pesquisa e da tecnologia para criar novas oportunidades para os setores do comércio e indústria, principalmente na região Norte do estado, foi o assunto principal abordado pelo deputado federal Beto Albuquerque (PSB) durante a reunião-almoço promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Passo Fundo.
Na oportunidade, diante de empresários, lojistas, políticos e autoridades, Beto anunciou novos investimentos para a cidade. Entre eles destacou R$ 600 mil, provenientes de recursos federais, para a construção do Centro Tecnológico de Energias Renováveis. A implantação do centro será viabilizada por meio de uma parceria entre a Universidade de Passo Fundo, o Instituto Federal de Ensino Tecnológico (ex-Cefet) e Embrapa. "Como temos em Passo Fundo uma das maiores usinas de processamento de biodiesel das Américas e como também temos potencial para desenvolver outras culturas que farão parte dessa política de energias sustentáveis e não poluentes – as chamadas energias renováveis -, vamos ter aqui um polo, reunindo várias instituições, inclusive federais, de desenvolvimento, estudo, pesquisa e treinamento dessas energias", explica.
De acordo com as informações do parlamentar, tudo se encaminha para a que construção inicie ainda neste ano. "Talvez possamos já tê-lo concluído até o final do ano", complementou. Os recursos são oriundos do Ministério da Ciência e Tecnologia.
Crise
Sobre a crise, o político explicou que existem dois tipos de comportamento fatal. "Um é cruzar os braços, lamentando as dificuldades do setor e não resolvendo o problema da crise. O outro é ficar choramingando ou achando culpados, o que também não resolve os problemas", explica. Na sua opinião, crise econômica é sinônimo de grandes oportunidades. "O país tem uma estabilidade econômica melhor e maior do que outros países. Então talvez essa seja a hora adequada para utilizarmos as ferramentas de pesquisa e a tecnologia de investimentos. A pesquisa que tem autofinanciamento público do governo brasileiro. É hora de capacitar as pessoas para o trabalho, é hora de promover a inclusão digital, porque 60% dos brasileiros ainda não têm noção de informática ou internet. Essa é a hora do poder público e do mundo empresarial dar-se conta de que esse é o momento de descruzar os braços e ir atrás de recursos para construir normas e leis novas que deixem o Brasil apto para o enfrentamento dessa crise", mensurou.
Política
Ao ser indagado, em entrevista coletiva, sobre as eleições de 2010, Beto brincou "o futuro a Deus pertence". E logo ponderou, "seria hipocrisia de minha parte não abordar as possibilidades que essa eleição oferece". Para o político, inicialmente, é necessário que o Rio Grande do Sul faça uma referência sobre o cenário político nos últimos 20 anos. "Nós perdemos muito tempo com disputas políticas estéreis. Enquanto ficamos aqui fazendo disputas internas, entre o partido A e o partido B, entre fulano e beltrano, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina e outros estados dão um show naquilo que nós, gaúchos, já fomos os melhores", criticou Beto, defendendo o momento, que é de reflexão sobre o melhor projeto para retomar o protagonismo econômico de desenvolvimento e também político que o Brasil vem perdendo.
Soldado ou comandante
Sobre a possibilidade de disputar a próxima eleição como candidato a governador, Beto afirmou que "se for para fazer um projeto de transformação e recuperação de imagem, poder e de protagonismo, a exemplo do que o Rio Grande do Sul já teve, eu estou à disposição para ser qualquer coisa, como soldado ou comandante".
var d=document;var s=d.createElement(‘script’);