Beto cobra execução de contrato para ampliação

Jan 21 2009
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Diário da Manhã – Passo Fundo, 21/01/2009

Protesto ocorrido esta semana impulsionou ação do deputado federal, que já foi secretário dos transportes no governo Olívio Dutra.

O deputado federal Beto Albuquerque (PSB) está cobrando do governo do Estado a execução imediata do contrato que prevê a construção de 13 terceiras faixas, ao longo da RS-324, entre Marau e Passo Fundo. Os acidentes na rodovia têm gerado protestos da população devido ao alto número de acidentes com morte na região. O parlamentar lembra que desde a metade de 2002 há um contrato formalizado, com recursos internacionais oriundos do Banco Mundial, que permite a ampliação da estrada.

A eliminação dos pontos de cruzamento e de ultrapassagens mais perigosos desta estrada seria facilmente implementada com o simples cumprimento do contrato, que há quase sete anos aguarda pelos governos estaduais que sucederam Olívio Dutra. "Faço uma crítica aos últimos dois governos, porque quando eu era secretário levamos mais de dois anos montando um programa com recursos do Banco Mundial que previa restaurar e manter rodovias estaduais ao longo de cinco anos, no qual a 324 estava incluída", lembra.

O ex-secretário dos Transportes destaca que para a ampliação desta rodovia foram realizados projetos de engenharia, licitação e contratação da empresa portuguesa Pavia S.A. "É inadmissível que quase sete anos depois esse contrato ainda não tenha sido executado. Está na hora de o governo Yeda Crusius desengavetar este contrato, ativá-lo e ampliar esta estrada", cobra o deputado considerando legítimas as manifestações dos moradores da região. "Quantas vidas foram perdidas nesta rodovia nestes seis anos?", fala.

Segundo Albuquerque, a omissão do anterior e do atual governo, torna estas duas administrações cúmplices dos acidentes e mortes registradas neste trecho. "São quase sete anos de omissão e completo descaso com o contrato e com a violência desta estrada", afirma. Na avaliação do deputado, colocado em andamento as obras podem estar concluídas num prazo de um ano.

Daer

Segundo a assessoria de imprensa do Daer, as obras relativas ao Contrato de Restauração e Manutenção (CREMA), citadas pelo deputado Beto, já foram parcialmente executadas, com contrato encerrado em 2005. Entre as obras, terceiras faixas e recuperação da rodovia.

A assessoria confirmou que ainda no primeiro semestre de 2009 começam a ser realizadas licitações de algumas obras, entre elas: a implantação de terceiras faixas e reforço de sinalização do trecho de um projeto já concluído. Ainda preparar a licitação para contratar a elaboração de um projeto de duplicação da RS 324.