Beto defende medidas para combater mercado informal

Apr 08 2005
(0) Comments

Diário da Manhã

Diário da Manhã, 08/04/2005
Beto defende medidas para combater mercado informal
 
Diminuir o custo da geração de emprego nas áreas de rádio e televisão é a solução proposta pelo deputado Beto Albuquerque (PSB), vice-líder do Governo na Câmara dos Deputados, para combater a informalidade. Ele foi um dos palestrantes do Encontro regional de Rádio e Televisão, que aconteceu ontem, no Centro de Eventos da Universidade de Passo fundo. Segundo o parlamentar, em 1998, foram criadas as Rádios Comunitárias, porém acobertadas por essa forma de mídia, vieram as chamadas “rádios piratas”, que competem deslealmente com as emissoras normais, que cumprem todos os requisitos necessários de funcionamento. “O governo trabalha muito nessa direção e vai reunir integrantes da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão para compor medidas e receber sugestões, coibindo, assim, a pirataria. O objetivo de tudo é buscar a formalidade”, destacou.
 
Solução
 
Albuquerque salientou que o Governo federal está devendo para a sociedade brasileira, no setor de rádio e televisão, a diminuição do custo da geração de empregos. “Melhorando e facilitando a contribuição social poderíamos obter resultados de curto prazo, trazendo para formalidade os que trabalham de forma informal, passíveis de fiscalização”, diz. Para o deputado, todas as formas de pirataria só podem ser coibidas com muito rigor, mas sabendo os motivos pelos quais as pessoas atuam de forma irregular no mercado de trabalho.
 
Eleição 2006
 
O deputado revelou ainda que já trabalha na sua reeleição para deputado federal em 2006, e garante que a atuação do PSB no Estado depende das decisões do diretório em nível nacional. “A tendência é apoiar a reeleição do presidente Lula, inclusive com o ingresso de Ciro Gomes no PSB, pelo menos 10 deputados federais e três senadores”, explica. Sobre as negociações do PT como PMDB, Albuquerque avalia que a sigla de Orestes Quércia faz parte do Governo Federal, com ministérios importantes, e há interesses em manter a parceria entre os dois partidos e o PSB. “Conhecemos muito bem a realidade e a composição do PMDB, inclusive com suas alas e divisões de oposição e situação ao Governo Federal”, avisa.
 
Biodiesel
 
O vice-líder do Governo Federal na Câmara dos Deputados acredita que o Biodiesel está sendo viabilizado e criando de um programa que produz, não apenas o combustível, mas fornece uma nova opção para a pequena propriedade que é a canola. “Já temos um posto modelo, recentemente inaugurado em nível nacional. Estamos atraindo este tipo de investimento para diversas regiões do país, como Passo Fundo, por exemplo”, destacou.
Participaram do Encontro, profissionais e empresários da área de rádio e televisão. Entre outros temas relatados no evento, destaca-se o painel “Razões do Sucesso da Mídia em Rádio: Ponto de m Empresário Bem Sucedido”, que foi ministrado pelo diretor da Fenabrav, Renato Belotti. Ele destacou características do mercado atual, através de mudanças rápidas, competitividade e preço. Secretário estadual de Segurança e Justiça, José Otávio germano, compareceu ao Encontro e saudou os participantes.