Beto propõe convergência do RS em torno do pré-sal

Sep 10 2009
(0) Comments

Diário da Manhã – Passo Fundo, 09/09/2009
Bancada gaúcha no Congresso será recebida pela governadora Yeda Crusius para busca uma sintonia sobre o tema

Na próxima sexta-feira (11), a bancada gaúcha no Congresso Nacional será recebida no Palácio Piratini pela governadora Yeda Crusius. O encontro ficou acertado na manhã desta quarta-feira (9) em conversa por telefone entre o coordenador da bancada, deputado federal Beto Albuquerque (PSB), e Yeda. Na pauta do encontro estará a busca de uma sintonia com relação aos interesses do Rio Grande do Sul com relação ao pré-sal. “Tenho esperança de ver todos os gaúchos unidos em torno deste tema. Temos condições de fazer do pré-sal o caminho para a convergência absoluta de nosso Estado, política, econômica e social”, afirmou o parlamentar.

Albuquerque está certo de que não é possível permitir que esse assunto chegue a 2010 sem uma solução. O coordenador da bancada, que reúne todos os senadores e deputados federais gaúchos às 17h desta quarta-feira em Brasília para tratar do assunto, afirma que esta convergência precisa se concretizar em favor do futuro do Rio Grande. “Um futuro que começaremos a escrever agora”, completa. Para Albuquerque, não é hora de partidarizar a discussão. “Estaremos fazendo aqui, juntos e coesos, um pacto por nossos netos”.

Desde o início desta semana o coordenador da bancada gaúcha tem afirmado que é urgente repactuar o conceito, mudar o modelo que está sendo discutido para que o Rio Grande do Sul tenha alguma participação nos royalties. “Não queremos tornar em principal a discussão que é acessória. A necessidade neste momento é de se discutir a mudança de modelo porque apenas três Estados e 200 municípios brasileiros terão direito à divisão dos royalties. Não podemos deixar nosso Estado como boi lerdo, que só bebe água suja”, diz.

Vice-líder do governo Lula, Albuquerque lembra que a dinâmica do pré-sal é muito rápida e o Parlamento precisa estar atento.