BR-101 ganha mais 10 milhões para obras

May 14 2007
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Jornal Agora – Rio Grande, 12/5/2007

Informação prestada pelo presidente do Diretório Municipal do PSB, Pedro Mário Zogbi, salienta que o vice-líder do governo, na Câmara Federal, deputado Beto Albuquerque, anunciou a liberação de R$ 187 milhões para obras nas rodovias federais do Rio Grande do Sul e Porto do Rio Grande.
O deputado, segundo Zogbi, que trabalhou par
a a liberação dos recursos, destaca que R$ 10 milhões são destinados à continuidade das obras de pavimentação da BR-101, no trecho entre Bujuru e a localidade do Estreito.

Os investimentos do governo Federal previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) permitirão ao Dnit incrementar o volume de recursos para as obras de infra-estrutura de transportes em todo o País e especialmente em São José do Norte.

"Além das rodovias federais, o PAC prevê investimentos no Porto do Rio Grande, com ampliação dos molhes e dragagem de aprofundamento do canal, cujo processo recebeu mais R$ 28 milhões em abril e garantirá um calado de 52 pés e incorporação de atividades extraportuárias e de centro logístico, que propiciarão um porto de terceira geração”, afirma o deputado gaúcho.

"Os recursos para São José do Norte e Rio Grande representam mais uma prova de liderança de Albuquerque, assim como empenho do governo Lula para o desenvolvimento da área dos transportes no Rio Grande do Sul”, salienta o presidente do Diretório Municipal do PSB, Pedro Zogbi.

Também o vereador rio-grandino Jair Rizzo (PSB) salienta que os recursos locados para o Estado viabilizarão a execução das obras de construção, adequação, restauração e manutenção da malha rodoviária federal, oferecendo melhores condições de trafegabilidade e maior segurança.

"O Dnit já programou a liberação de mais R$ 32 milhões para obras no Estado. Para o Porto do Rio Grande, o PAC prevê investimentos para obras de ampliação dos molhes e dragagem de aprofundamento do canal, com empenho de R$ 28 milhões. Apesar de o Porto do Rio Grande ser um dos principais portos brasileiros na movimentação de contêineres, o volume total movimentado está estabilizado em torno de 20 milhões de toneladas/ano. Com a estruturação e ampliação da profundidade do canal, para 60 pés, de forma a garantir um calado máximo de 50 pés, teremos um porto de real grandeza, no contexto nacional”, disse Rizzo.

O vereador salientou também que, nesta segunda-feira, estará viajando para Brasília, em companhia dos vereadores Renato Gomes e Carlinhos Patola, para um encontro agendado com o ministro dos Transportes. A comitiva rio-grandina, que tratará assuntos ligados à área portuária, aproveitará para investir também na construção do túnel na ligação do Rio Grande com São José do Norte.

"Entendo que está no momento exato de pressionar o governo nesse sentido, pois a necessidade de transmissão submarina dos cabos de energia elétrica para alimentação de São José do Norte pode ser aproveitada para a construção do túnel, fazendo com que os cabos de energia fiquem ligados ao complexo de maneira permanente. Sabemos que o dique seco tem sua duplicação oficializada, mostrando que estamos, finalmente, transformando o Rio Grande e a região sul em pólo de atividade naval, com viabilidade também da construção da P-57. Isso nos motiva a procurar uma solução definitiva para esse problema que afeta diretamente os interesses do Rio Grande e de São José do Norte que, com uma ligação a seco, além da concretização do sonho da pavimentação asfáltica da BR-101, terá condições de buscar o seu desenvolvimento, como cidade e como município”, afirmou Jair Rizzo.