Calendário pressiona negociações
- Posted by: Ass. imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Correio do Povo – Porto Alegre, 10/1/2010
As negociações envolvendo PSB, PTB, PC do B, PPS e parte do PP para discutir a possibilidade de uma terceira via na disputa eleitoral deste ano no Estado não são novas. Há meses, o PP também debate internamente suas três principais alternativas: lançar um nome próprio, apoiar a candidatura à reeleição da governadora Yeda Crusius (PSDB) ou optar “por uma possibilidade diferente”. “O fato novo é o calendário, já que as eleições começam a se aproximar”, assinala o presidente estadual do PP, Pedro Bertolucci.
Além da pressão do calendário, o PP recebeu respostas favoráveis tanto do PSB quanto do PTB sobre sua reivindicação, que é indicar um nome forte para uma das vagas do Senado. “Temos trabalhado no sentido de fortalecer nossa candidatura ao Senado e estamos estudando com entusiasmo essa possibilidade da terceira via. Vamos fazer diferença nas próximas eleições”, promete Bertolucci. Existem duas vagas para a disputa ao Senado. O senador Sérgio Zambiasi (PTB), que não é candidato à reeleição, já tem seu favorito para uma delas (o petista Paulo Paim), mas nada impede que venha a emprestar a força de seu nome ao candidato ou candidata do PP”, assegura um expoente petebista.
Sem a troca pública de indelicadezas, que, em geral, caracteriza este tipo de disputa, os pré-candidatos do PTB e do PSB ao governo gaúcho encaminham também individualmente as negociações com o PP. Enquanto Beto Albuquerque participou do almoço deste sábado, Lara conversou com Bertolucci na semana passada. Para o final de janeiro, está pré-agendada uma “rodada ampliada” de conversações reunindo os três partidos.