Capacitados para BSBios

Apr 01 2007
(0) Comments
O Nacional – Passo Fundo, 31/3/2007

Na sexta-feira, mais 40 profissionais para a BSBios foram capacitados. Apesar da previsão inicial de entrar em funcionamento na próxima semana, usina será inaugurada só no final de abril

Redação ON

Ao som das obras que estão a todo vapor para a conclusão das obras da BSBios foram certificados, nessa sexta-feira, 42 profissionais que foram capacitados pelo Senac. O curso de 140 horas formou profissionais aptos a trabalhar na usina de biodiesel. O diretor de Operação, Erasmo Carlos Battistella, disse que "a entrega dos certificados mostra realmente que as obras estão indo para a reta final. Estamos certificando os profissionais já treinados e serão eles que farão a operação da planta."

Com a instalação da primeira unidade do estado, a BSBios terá capacidade de produzir 100 milhões de litros por ano de biodiesel. Após o período inicial, a usina passa a produzir 300 mil litros ao dia. O combustível abastecerá os mercados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Na primeira etapa, a empresa pretende gerar 110 postos de trabalho direto.

Presente na solenidade, o deputado federal Beto Albuquerque (PSB) disse que "há três anos e meio fizemos a primeira reunião com a então ministra de Minas e Energia, Dilma Rousef. Lutamos mais de ano para que saísse o primeiro financiamento, e eu acompanhei todo o processo. Fico feliz em ver esses jovens se formando para poder atender ao funcionamento dessa empresa".

Além dos deputado, participaram da solenidade o prefeito Airton Dipp, o secretário de Desenvolvimento, Claudemir Bragagnolo, o coordenador do Senac, Claudio Delaméa, o diretor e o diretor operacional da BSBios, Antonino Roso, e Erasmo Battistella, respectivamente.

Com esses recém-formados, já são cerca de 60 o número de contratados pela BSBios, que pretende totalizar cem funcionários até o início de seu funcionamento, previsto para o final de abril.