Código de Trânsito Brasileiro pode ser alterado

Sep 29 2005
(0) Comments

Correio do Brasil – Rio de JaneiroCorreio do Brasil – Rio de Janeiro, 29/09/2005
Código de Trânsito Brasileiro pode ser alterado

Por Redação, com agência Senado – de Brasília

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou parecer do senador Pedro Simon (PMDB-RS) a projeto de lei (PLC 87/03) que modifica o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para aperfeiçoar dispositivos que tratam do uso de álcool, substâncias tóxicas e entorpecentes por parte dos motoristas.

O projeto estabelece, entre outras medidas, que os motoristas sob suspeita de embriaguez que se recusarem a fazer o teste poderão ter a infração comprovada por meio de outras provas legais ou do testemunho do guarda de trânsito. A medida estende-se também à suspeita de uso de drogas.

O autor do projeto, deputado Beto Albuquerque, argumenta em sua justificação que, embora a condução sob a influência de álcool ou substâncias tóxicas ou entorpecentes seja considerada delito de trânsito, sua caracterização e punição são prejudicadas pela recusa do condutor de se submeter aos testes e exames previstos no Código de Trânsito.

O projeto também acrescenta dispositivo ao Código de Trânsito agravando as penalidades imputadas aos usuários de álcool ou substância tóxicas ou entorpecentes quando este cometer crime culposo.

A CCJ acolheu emenda supressiva do senador Siba Machado (PT-AC) que retirou do projeto proposta de redução da concentração mínima de álcool no sangue que caracteriza a embriaguez do motorista. Desta forma, permanece a concentração de seis decigramas de álcool por litro de sangue para atestar a infração.