Código de trânsito para o Mercosul

Oct 09 2007
(0) Comments

O Nacional – Passo Fundo, 9/10/2007

Albuquerque aprova inclusão de trânsito em subcomissão do Mercosul

As políticas de trânsito dos países de Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai serão discutidas a partir de agora em uma subcomissão permanente criada no Parlamento do Mercosul. A proposta de inclusão do tema partiu do deputado federal Beto Albuquerque (PSB), será feita durante reunião que acontece nesta semana, em Montevidéu. Além de trânsito, a subcomissão tratará de infra-estrutura e transporte.

Membro titular do novo parlamento e coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, da Câmara dos Deputados, Albuquerque afirma que a tragédia no trânsito é um problema comum a todos os países do bloco. Por isso, a idéia é unificar a discussão sobre legislação, educação e fiscalização para chegar à elaboração de um Código de Trânsito do Mercosul. “O drama é o mesmo para todo mundo. O excesso de velocidade, consumo de álcool no trânsito e falta de investimento em segurança são problemas para os quais precisamos buscar soluções”, afirma.

Para a criação de um código de trânsito que atenda às necessidades de todos os países, o deputado pretende fazer uma pesquisa comparativa das diversas legislações. Por exemplo, nas épocas de veraneio, o Brasil recebe milhares de turistas do Mercosul e há dificuldade de aplicar multas aos infratores estrangeiros que dirigem nas nossas rodovias. “Há impasses como este em cada um dos países do bloco”, explica.

Com o apoio de especialistas e autoridades de trânsito, Albuquerque levará na próxima reunião do Parlamento do Mercosul uma proposta de encaminhamento dos trabalhos da subcomissão.