Chinaglia cobra presença de deputados e quer compensar Carnaval
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Correio Braziliense, 6/2/2007
13h22-Brasília, DF – O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), decidiu endurecer a cobrança em cima dos deputados sobre o comparecimento às sessões deliberativas (com votações) da Casa Legislativa. Na primeira reunião com líderes partidários depois de ser eleito presidente da Câmara, Chinaglia disse nesta terça-feira que só vai aceitar ausências por motivos de saúde ou viagens oficiais devidamente comprovadas.
“Pau que nasce torto, nunca se endireita. Essa é a hora de mudar o hábito, a rotina da Câmara. Estou de acordo com o presidente Arlindo”, disse o vice-líder do PSB na Câmara, Beto Albuquerque (RS). A oposição também demonstrou estar de acordo com a cobrança de Chinaglia para os deputados. O líder do PSDB na Câmara, deputado Antonio Carlos Pannunzio (SP), afirmou que o partido vai cumprir sua parte na proposta do presidente da Casa. “Os deputados do PSDB estão aqui para trabalhar. Não há nada melhor para a imagem da Casa”, afirmou.
Esforço concentrado
Na tentativa de melhorar a imagem da Câmara, os lideres acertaram com Chinaglia a realização de esforço concentrado na próxima semana para compensar a paralisia dos trabalhos nos feriados do Carnaval. Os líderes se comprometeram a mobilizar as bancadas dos partidos para que todos estejam na Câmara, de segunda a sexta-feira, para votações. Tradicionalmente, só há sessões deliberativas de terça a quinta-feira.
“Garantimos a presença da bancada na semana que vem. O parlamento pode aproveitar a semana integralmente”, disse o líder do PT na Câmara, Henrique Fontana (RS). Chinaglia acertou com os líderes a votação, nesta semana, de duas MPs (medidas provisórias) que trancam a pauta de votações da Casa, o projeto que extingue CNEs (Cargos de Natureza Especial) na Câmara e a Super Receita.
A oposição disse estar de acordo com as MPs e o projeto dos CNEs, mas promete obstruir a votação da Super Receita. “O PSDB é contra esse projeto, mas ainda preciso discutir o tema devidamente com a bancada”, disse Pannunzio.
O líder tucano propôs a Chinaglia que elabore a pauta da Casa sempre na sexta-feira anterior à semana de votações como forma de agilizar o trabalho. “É a oportunidade que temos para preparar melhor as nossas ações para a semana seguinte”, disse.
Comissões
Chinaglia determinou que até a próxima quinta-feira os partidos escolham as comissões permanentes da Casa que irão presidir. Até terça-feira da semana que vem os partidos terão que encaminhar ao presidente da Casa os nomes dos parlamentares que vão integrar cada uma das 20 comissões da Câmara.