Chinaglia esvazia PSB para atingir nome de Ciro
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
www.cearaagora.com – 21/02/2007 POR: Donizete Arruda
O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia(PT-SP), faz o jogo de seu partido de olho na sucessão presidencial de 2010. Para esvaziar uma eventual candidatura de Ciro Gomes, Chinaglia não se dispõe a entregar a relatoria de nenhuma matéria para o Bloco da Verdade, formado por PSB,PCdoB e PDT na Câmara dos Deputados. A estratégia é clara: impedir o crescimento do nome de Ciro na sociedade, garantindo para o PT a manutenção do Planalto na sucessão do presidente Lula. O problema é que Lula sabe que não pode abandonar esses partidos, e já cogita entregar ao PSB a liderança do Governo na Câmara, para desespero do PT que não consegue fragilizar a candidatura Ciro Gomes. Leia mais sobre esse assunto no jornal Folha de São Paulo:
Dividir para reinar
O loteamento dos cargos da comissão do PAC, que destinou a parte do leão ao consórcio PT-PMDB e agrados à oposição tucano-pefelista, foi só o começo. No que depender de Arlindo Chinaglia, o "bloquinho" (PSB-PDT-PC do B), esteio da candidatura derrotada de Aldo Rebelo, passará a pão e água. Trata-se menos de vingança que de cálculo. Reconduzido à presidência da Câmara, o PT não tem interesse em dar oxigênio a um aglomerado parlamentar que já se anuncia como veículo da candidatura de Ciro Gomes (PSB) -fadada a embolar o campo governista em 2010. Como não convém desprezar os votos desses três partidos, a ordem é atraí-los individualmente com favores do governo, enfraquecendo-os como bloco.
Consolação. O esforço petista para esvaziar a bola do "bloquinho" reacendeu, paradoxalmente, a esperança do PSB de manter a liderança do governo na Câmara. Como não será possível deixar o partido de Eduardo Campos sem nada, muitos apostam que o deputado gaúcho Beto Albuquerque voltou a ter chances contra José Múcio (PTB-PE).
Não gostei. Albuquerque andava reclamando de "saber pela imprensa" da alegada predileção de Lula por Múcio.