Cinco partidos confirmam candidatos no RS

Jun 27 2006
(0) Comments

Rádio Fandango – Cachoeira do SulRádio Fandango – Cachoeira do Sul, 27/6/2006
Cinco partidos confirmam candidatos no RS

Durante convenções realizadas hoje e sábado, cinco partidos lançaram seus candidatos ao governo do Rio Grande do Sul. O PSDB e o PFL confirmaram as candidaturas da deputada federal Yeda Crusius para o governo, de Percílio Silva do PSDB para vice e de Paulo Feijó, do PFL, para o Senado. Apesar do lançamento, a deputada garantiu que estes nomes ainda podem mudar.

Ontem, o PSDB tentou mais uma vez uma aproximação com o PPS oferecendo a vaga ao Senado, mas os integrantes do PFL não concordaram com a coligação. O deputado federal Nelson Proença, do PPS, confirmou o convite, mas devido a um desentendimento interno entre PSDB e PFL, decidiu pela candidatura própria. Hilda de Souza, mulher do ex-prefeito de Pelotas Bernardo de Souza, foi lançada como vice pelo PPS. Conforme Proença, o nome para o Senado ainda está em aberto e o partido tenta uma aproximação com PSB e PP para fechar a coligação.

Já o PDT lançou o deputado federal Alceu Collares como candidato a governador. Os nomes dos candidatos à vice e ao Senado ficaram em aberto. A executiva vai tentar até o dia 30 de junho uma aproximação com outros partidos. Collares aposta em uma parceria com PPS e PP. No caso de não conseguir a coligação, o PDT lançará o ex-presidente do IRGA Peri Speroto Coelho, para vice, e o ex-presidente da OAB do Rio Grande do Sul Valmir Martins, para o Senado.

Em convenção no sábado, o PSDC sacramentou a candidatura do engenheiro Pedro Couto para governador. A candidata a vice será a consultora de gestão em comunicação Daniele Buchholz. A vaga do Senado ficou com a professora Odette Gonçalves.

O PSB também sacramentou seus candidatos no sábado. O ex-prefeito de Cristal Beto Grill vai concorrer para o Palácio Piratini, Irani Medeiros para vice e João Batista Conceição para o Senado. O partido, no entanto, deixou a porta aberta para possíveis alianças. O PSB segue em negociações com PPS e o PP. O partido não descarta a possibilidade de trocar "os Betos". Nesse caso, em vez de Beto Grill, o deputado federal Beto Albuquerque poderia assumir a disputa.