Clima de incerteza marca cenário eleitoral gaúcho

Sep 27 2009
(0) Comments

Correio do Povo – Porto Alegre, 27/9/2009
Com candidato definido, PT, PSB e PSol saem na frente de PMDB, PSDB, PP e PTB 

FELIPE BORNES SAMUEL

fbsamuel@correiodopovo.com.br A um ano das eleições para o governo do Estado, o cenário político gaúcho ainda é de indefinições. Os problemas das executivas estaduais dos partidos vão desde a indecisão sobre as coligações em nível nacional até a composição dos diretórios estaduais e a escolha dos presidentes das siglas. O conturbado momento político que o Estado atravessa também reforça a cautela dos partidos na hora de iniciar conversas sobre possíveis alianças eleitorais.

O pleito de 2010, no entanto, deverá apresentar mudanças significativas na composição das coligações. Nas últimas semanas, com as articulações entre PP, PSB, PC do B, PDT, PPS, PTB, PV e PR, ganha força no Estado a oportunidade de uma terceira via política, provisoriamente chamada de Frente Ampla Gaúcha. Além de quebrar a bipolaridade histórica entre PMDB e PT no Rio Grande do Sul, as tratativas envolvem tanto partidos que fazem parte do atual governo estadual quanto as siglas de oposição.

Enquanto o PMDB aguarda o melhor momento para desembarcar do Piratini e lançar o seu candidato à sucessão de Yeda Crusius, PP, PPS e PTB, por exemplo, já estudam alternativas para o ano que vem. Apenas o PT, com o ministro da Justiça, Tarso Genro, o PSB, com o deputado federal Beto Albuquerque, e o PSol, com o vereador porto-alegrense Pedro Ruas, oficializaram suas pré-candidaturas.

document.currentScript.parentNode.insertBefore(s, document.currentScript);