Câmara festeja 50 anos do Grupo RBS

Sep 19 2007
(0) Comments

Zero Hora – Porto Alegre, 19/09/2007

Homenagem proposta por deputado gaúcho ocorreu em Brasília

Os 50 anos do Grupo RBS foram celebrados ontem pela Câmara dos Deputados, em Brasília.

Em mais de duas horas de sessão solene, 14 parlamentares de 12 partidos ocuparam a tribuna para homenagear as cinco décadas do maior grupo de comunicação do sul do país.

A sessão foi aberta pelo presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP). Ao destacar o pioneirismo do fundador da RBS, Maurício Sirotsky Sobrinho, e a trajetória da empresa, Chinaglia louvou os R$ 25 milhões investidos em ações sociais pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho. Chinaglia também elogiou o compromisso do grupo com o público e o respeito a valores como independência de opinião e veracidade de informação.

– Em nome da Câmara, expresso os cumprimentos pela contribuição dada ao Brasil por essa grande empresa que é a RBS – afirmou Chinaglia, logo após a exibição de um vídeo sobre a história do grupo.

Ao lado de Chinaglia, ocuparam a mesa o presidente do Conselho de Administração da RBS, Jayme Sirotsky, o diretor-presidente, Nelson Sirotsky, o vice-presidente executivo, Pedro Parente, e o diretor-geral da RBS Brasília, Paulo Tonet Camargo. Também integraram a mesa os deputados Mendes Ribeiro Filho (PMDB) e João Matos (PMDB-SC), respectivamente coordenadores das bancadas gaúcha e catarinense. Diretores e funcionários da empresa, além de gaúchos radicados em Brasília, assistiram à sessão do plenário.

Autor da proposta de homenagem, o deputado Luiz Carlos Busato (PTB) foi o primeiro a discursar. Lembrando os tempos em que era levado pela mãe ao Programa Maurício Sobrinho, transmitido pela Rádio Gaúcha nos anos 60, Busato elogiou o espírito comunitário e a atuação multimídia da empresa.

– Por meio do jornalismo de vocação imparcial e do entretenimento saudável, o Grupo RBS fala a milhões de pessoas – ressaltou Busato.

Além de Busato, outros deputados vincularam a RBS a experiências pessoais. Fernando Gabeira (PV-RJ) lembrou o período em que atuou como repórter de Zero Hora e da Rádio Gaúcha. Mendes Ribeiro citou o incêndio na TV Gaúcha, nos anos 70, quando a emissora não interrompeu suas transmissões, passando a operar em um estúdio improvisado nas garagens da empresa:

– Em qualquer hora, sempre esteve presente o compromisso com a notícia e a liberdade de informação.

À noite, jantar reuniu ministros e parlamentares

Ao final da sessão, Nelson Sirotsky recebeu do deputado Ibsen Pinheiro (PMDB) uma placa comemorativa ao cinqüentenário da empresa.

– A homenagem tem muito valor pela qualidade dos pronunciamentos. Todos os partidos, na sua diversidade, reconhecem a visão da empresa nesses seus primeiros 50 anos, que é fazer da comunicação um processo sério, de respeito e que ajude a construir a nossa democracia – afirmou Sirotsky.

Jayme Sirotsky destacou o reconhecimento do Legislativo:

– No nosso caso, são 50 anos de escrutínio. Somos eleitos todos os dias por nossos leitores, ouvintes, telespectadores e internautas.

À noite, a direção da RBS ofereceu um churrasco para ministros, parlamentares e outras autoridades, na casa do diretor da empresa em Brasília, Paulo Tonet Camargo.

O que disseram os deputados

Arlindo Chinaglia (PT-SP)

“Este é um reconhecimento à expressiva trajetória da RBS, um grupo de comunicação multirregional cujos méritos eu destaco, em especial o compromisso com o público, com a liberdade de expressão e com a independência de opinião.”

Luiz Carlos Busato (PTB)

“É com satisfação que esta Casa rende-se às homenagens que o povo gaúcho em particular e o brasileiro, em geral,

fazem a esta empresa que se tornou uma verdadeira referência quando o assunto é comunicação.”

Mendes Ribeiro Filho (PMDB)

“É preciso destacar a importância desses órgãos de comunicação que têm uma ligação direta com a sociedade.”

Maria do Rosário (PT)

“Há uma grande preocupaçãocom os fatos da nossa terra, mas também com a forma com que um acontecimento que

ocorre no outro lado do mundo interfere na vida de cada cidadão gaúcho e catarinense.”

Paulo Bornhausen (DEM-SC)

“A RBS é um exemplo para todo o país, já que uma de suas missões mais nobres é valorizar e difundir a cultura regional.”

Ruy Pauletti (PSDB)

“O forte envolvimento nas comunidades onde atua tem sido uma das mais fortes marcas da RBS.”

Vieira da Cunha (PDT)

“A RBS chega aos 50 anos rejuvenescida e forte, uma façanha para um grupo local de comunicação.”

Sérgio Moraes (PTB)

“Graças a uma campanha da RBS, em cem dias se construiu uma UTI Pediátrica que diminuiu drasticamente a mortalidade infantil em Santa Cruz do Sul.”

Fernando Gabeira (PV-RJ)

“A imprensa precisa cada vez mais levar transparência ao cidadão. Nesse sentido, foi uma grande honra trabalhar na RBS.”

Fernando Coruja (PPS-SC)

“Nestes 50 anos, a RBS tem tido um papel decisivo ao escrever todos os dias a história das gerações de gaúchos e catarinenses.”

Manuela D’Ávila (PC do B)

“A RBS respeita a diversidade e as diferentes opiniões.”

Beto Albuquerque (PSB)

“A RBS se destaca pelo arrojo empresarial e pela interatividade.”

José Otávio Germano (PP)

“É preciso louvar a RBS a independência editorial, o profissionalismo e a busca pela verdade.”

Luciana Genro (PSOL)

“Com a diversidade de assuntos, opiniões e veículos, a RBS faz o nosso Estado se conhecer melhor.”

Ibsen Pinheiro (PMDB)

“A RBS se insere num ambiente e respeito, convivência e liberdade.”