Comissão aprova projeto de lei

May 28 2007
(0) Comments
Diário da Manhã – Passo Fundo, 26 e 27/5/2007

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade na quarta-feira (23) o projeto de lei do deputado federal Beto Albuquerque (PSB/RS) que cria a Universidade Federal do Norte do Rio Grande do Sul (Uninorte). Com estrutura multicampi e sede no município de Passo Fundo, a Uninorte, segundo Beto, irá desenvolver a pesquisa nas diversas áreas de conhecimento e promover a extensão universitária, podendo, para isso, formar convênios com os governos estadual e municipais. “A Uninorte vai suprir uma demanda pelo ensino superior de 368 mil jovens, atualmente, sem condições para estudar. Além disso, cobrirá um vazio geográfico de instituições federais de ensino, hoje notadamente localizados na região metropolitana de Porto Alegre e na Metade Sul do Estado”, justifica.

A Universidade Federal no norte gaúcho é uma antiga reivindicação do Conselho de Desenvolvimento da Região da Produção (COREDE), formado por 34 municípios. Além desse, outros 10 COREDEs  serão beneficiados com a nova instituição –  Botucararaí, Serra, Nordeste, Norte, Médio Alto Uruguai, Noroeste Colonial, Alto Jacuí, Missões e Fronteira Noroeste, totalizando 224 municípios, com uma população de aproximadamente dois milhões e setecentos mil  habitantes. Dentro de suas características multicampi, A Uninorte deve dialogar com importantes municípios da metade Norte, como Erechim, Ijuí, Santo Ângelo, Cruz Alta, Lagoa Vermelha, Vacaria, Sananduva, Soledade e Santa Rosa. “O desenvolvimento e capacidade produtiva do norte do Rio Grande do Sul justificam a necessidade de uma Universidade Federal na região, a fim de formar os recursos humanos, produzir conhecimento e as tecnologias necessárias para contribuir com o desenvolvimento”, afirma Beto Albuquerque.

 O projeto vai ser analisado ainda pelas comissões de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.