Confirmado investimento para a construção de barragens no Estado

Sep 04 2006
(0) Comments

A Platéia – LivramentoA Platéia – Livramento,4/9/2006
Confirmado investimento para a construção de barragens no Estado

O ministro da Integração Nacional, Pedro Brito, esteve reunido, em Porto Alegre, com integrantes do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria, deputados estaduais e prefeitos da Fronteira Oeste do Estado. O encontro foi articulado pelo líder do governo na Câmara dos Deputados, Beto Albuquerque (Partido Socialista Brasileiro).
A reunião aconteceu na sala Salzano Vieira da Cunha, no terceiro andar da Assembléia Legislativa do Estado.
Acompanhado dos secretários de Infra-Estrutura Hídrica, Hypérides Macedo, de Defesa Civil, Jorge Pimentel, e de Programas Regionais, Márcia Damo, o ministro fez uma exposição sobre o Programa Nacional de Infra-Estrutura Hídrica (Proágua Nacional). Com um orçamento de US$ 200 milhões do Banco Mundial e do governo brasileiro, o Proágua financiará a construção de barragens no sul do país como, por exemplo, nas regiões de São Gabriel (região Fronteira Oeste) e Jaguari (região Noroeste).
Problema

Segundo Beto, que trabalhou para garantir os investimentos em novas barragens, o governo reconhece a gravidade do problema de escassez de água para abastecimento e irrigação em várias regiões do Rio Grande do Sul.
“Essa situação tem afetado a vida das pessoas, a produção agropecuária e, por conseqüência, a economia gaúcha. Por isso, lutamos tanto para garantir esses recursos federais”, afirma o líder do governo.