Deputados estaduais pedem posição das indústrias

Sep 17 2008
(0) Comments

Gazeta do Sul – Santa Cruz do Sul, 17/9/2008
Negociações envolvendo o fumo são o foco das discussões entre os deputados e líderes do setor fumageiro 
   
A Comissão de Representação Externa criada pela Assembléia Legislativa na tentativa de evitar a saída de indústrias fumageiras do Rio Grande do Sul fará sua segunda reunião hoje, às 9 horas. Dessa vez o encontro será com a direção do Sindicato da Indústria do Fumo (Sindifumo) em Santa Cruz do Sul.

A expectativa é obter um posicionamento da entidade quanto ao que está sendo feito em benefício do setor e apresentar a preocupação dos parlamentares da região com a ameaça de desemprego. Além do deputado Heitor Schuch (PSB), que preside a comissão, Edson Brum (PMDB), Kelly Moraes (PTB), Adolfo Brito (PP) e Adão Villaverde (PT) vão participar da reunião. O deputado federal Beto Albuquerque (PSB), que estará em Santa Cruz para atividades políticas, também confirmou presença.

Schuch salienta que o apoio da bancada federal é importante para se tentar intermediar uma solução envolvendo inclusive o Ministério da Fazenda. "Não podemos deixar que a guerra fiscal leve as indústrias do Rio Grande do Sul, deixando milhares de pessoas desempregadas", destaca. Ele ressaltou ainda que depois de falar com o Sindifumo a intenção é conversar com o governo de Santa Catarina e a União.

As empresas fumageiras cobram do Estado o repasse de R$ 280 milhões referentes a créditos de ICMS e ameaçam transferir suas unidades para o território catarinense. Na semana passada ocorreu a primeira reunião dos deputados com a Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul. Durante o encontro foi apresentada uma operação que vem sendo realizada entre os estados e que eliminaria momentaneamente o acúmulo de créditos para as empresas. Chamado de bate e volta, o sistema, no entanto, não serve de garantia para a permanência das empresas no Estado.