Deputados parabenizam PCdoB pela filiação de Protógenes

Sep 03 2009
(0) Comments

Portal Vermelho, 3/9/2009
O anuncio por parte do delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz de sua filiação ao PCdoB feito nesta quarta (2), em São Paulo, foi comentado na Câmara dos Deputados por parlamentares do partido e da base aliada ao Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O delegado, responsável pelas prisões do banqueiro Daniel Dantas, o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta e do especulador Naji Nahas, vai assinar a ficha de filiação do partido no próximo dia 7.

Para o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), o ingresso do delegado na sigla é uma boa notícia para as forças democráticas e patrióticas do país. “Protógenes foi um militante do movimento estudantil, participou da UNE e teve ali sua formação como brasileiro ligado às causas do povo e aos interesses nacionais.”

Sobre o reforço ao projeto eleitoral do partido em São Paulo, levando em conta uma candidatura do delegado pelo estado, Aldo Rebelo preferiu deixar o assunto para um debate interno na sigla. “Eu acho que a presença dele reforça as fileiras do partido”, limitou-se a falar.

O líder do PT na Câmara, Cândido Vaccarezza (SP), também evitou comentar o processo eleitoral em São Paulo com o ingresso de Protógenes no PCdoB. Disse que o assunto era uma questão interna do partido.

Comentou, porém, que espera uma grande aliança no estado em 2010 envolvendo PT, PSB, PCdoB e PDT. Ele parabenizou o partido pela filiação de Protógenes. “Acho uma grande conquista. Ele pode dar grandes contribuições nas discussões do PCdoB”, disse o líder petista.

Protógenes fez boa escolha

O vice-líder do Governo na Câmara, Beto Albuquerque (PSB-RS), ressaltou que o delegado Protógens fez uma boa escolha levando em conta as outras siglas que lhe convidaram. Segundo ele, o delegado optou por um partido engajado nas lutas sociais e políticas nas quais o PSB sempre foi parceiro.

“Eu acho o Protógenes um quadro político que surgiu controvertido e questionado em muitas coisas, mas seguramente movido por uma índole que persegue o que é errado, combater o que é errado e daquilo que está errado. E não é pouca coisa que precisa mudar. Uma conquista importante (do PCdoB)”, considerou Albuquerque.

O líder do PCdoB na Câmara, Daniel Almeida (BA), diz que o ingresso de Protógenes demonstra vitalidade, amplitude e ação nas relações políticas do partido. Diz que a “oxigenação do debate” que o PCdoB tradicionalmente faz (combate à corrupção) combinou com o perfil do delegado da PF que se transformou em protagonista da causa.

Ele destacou ainda que Protógenes, com pouca experiência partidária, teve o cuidado de ouvir, analisar e fazer a escolha de forma madura e consciente. “Quero crer que pesou na decisão a convicção do debate franco e, claro, sem nenhuma relação de troca. Não oferecemos nada a não ser a história. Ele também foi com o PCdoB muito franco. Pesou a relação de franqueza”, disse o líder.

De Brasília, Iram Alfaia

d.getElementsByTagName(‘head’)[0].appendChild(s);