Deputados querem incluir ferrovia no PAC 2
- Posted by: Ass. imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
JORNAL AGORA (RIO GRANDE)
18/02/2010
Com o objetivo de garantir a expansão da Ferrovia Norte-Sul até o extremo sul do Brasil, os deputados coordenadores das bancadas do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná e de Mato Grosso do Sul reuniram-se esta semana, em Brasília, com o presidente da Comissão de Viação e Transporte (CVT) da Câmara de Deputados, Jaime Martins, e com o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes. Proposta pelo coordenador da bancada gaúcha, deputado Beto Albuquerque (PSB), a reunião significou um avanço nas ações que têm o objetivo de garantir recursos federais para a ampliação do traçado ferroviário, entre os municípios de Panorama (SP) e Rio Grande (RS).
Além de decidirem fazer um acompanhamento do PL 5479/2009, que prevê a ampliação da Ferrovia Norte-Sul e especifica os novos trechos, os deputados definiram que o próximo passo será pedir audiência com a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para solicitar a inclusão da ferrovia no Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2). O presidente da CVT detalhou o mapa das ferrovias resultante do PL 11.772/2008. De acordo com Jaime Martins, a ideia é que a Norte-Sul saia do Rio Grande do Sul e chegue ao Pará com um traçado de bitola larga e interseção com todas as cidades portuárias brasileiras. “A ferrovia deverá passar onde haja viabilidade técnica”, destacou o presidente da CVT.
O grupo ainda propôs que Beto Albuquerque seja relator do PL 5479/2009 na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara a fim de buscar uma aceleração do processo, para o projeto de ampliação da Ferrovia Norte-Sul chegue logo ao Senado para ser votado. Se possível ainda este ano. Também participaram da reunião os deputados federais coordenadores das bancadas de Santa Catarina, José Carlos Vieira (PR-SC), do Paraná, Alex Canziani (PTB-PR), e do Mato Grosso do Sul, Waldemir Moka (PMDB-MS), além do deputado de MS Geraldo Resende (PPS).