Dilma e Serra empatam no RS; Tarso lidera, diz Vox Populi
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Jornal Agora – Rio Grande, 14/8/2009
A revista Voto publicou nesta semana pesquisa, encomendada junto ao Vox Populi, que apurou a intenção de voto no Rio Grande do Sul para 2010, para os cargos de presidente, governador e senador. Os números apontam empate técnico entre a ministra Dilma Rousseff (PT) e o governador paulista José Serra (PSDB), para presidente da República. Já para o Governo do Estado, o ministro da Justiça Tarso Genro (PT) lidera a preferência do eleitor gaúcho.
Nos cenários testados para a presidência, se destaca o empate técnico entre Dilma, com 26%, e Serra, com 25%. Sem a presença de Ciro Gomes (PSB), Dilma e Serra ficam com o mesmo percentual: 29%.
Já a pesquisa espontânea para o governo gaúcho aponta Tarso Genro com ampla vantagem. Tarso aparece com 11%, mais que o dobro do segundo colocado, José Fogaça (PMDB), que tem 5%. Na pesquisa induzida, Tarso obtém 39%, contra 29% de Fogaça. Sem Beto Albuquerque (PSB), o petista cresce para 42% e Fogaça chega a 30%. Quando o candidato do PMDB é o ex-governador Germano Rigotto a vantagem de Tarso é ainda maior: 46% a 20%. O PSOL está protestando contra a não-inclusão de Pedro Ruas na pesquisa.
O levantamento também fez uma avaliação do governo estadual. Entre ruim e péssimo, o governo Yeda Crusius chega a 56% de reprovação. Somando-se a esse número, o regular negativo, esse índice vai a 70%. Além disso, 56% dos entrevistados responderam que não votam em Yeda de jeito nenhum.
Foram ouvidas 1.000 pessoas, entre os dias 1° e 6 de agosto.
}