Diário de Viagem

Nov 22 2005
(0) Comments

Jornal Ibiá – MontenegroJornal Ibiá – Montenegro, 22/11/2005
Diário de Viagem

Atendendo a convite do prefeito Percival de Oliveira, juntamente com o vereador Joacir Menezes da Silva (PMDB), cumprimos extensa agenda na Capital Federal.

Participamos do encontro de prefeitos de todo país, com a finalidade de pressionar o governo Lula a cumprir o seu discurso municipalista. A pressão resultou em reunião no Palácio da Alvorada, com os ministros Palloci e Jaques Wagner, da Articulação Política, e o presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo. Creio que, a contragosto, concordaram em votar projeto aumentando em 1% o percentual de repasse aos municípios. O centralismo é tão grande que cerca de 65% dos impostos arrecadados no país ficam com o governo Federal.

No Ministério das Cidades, acompanhados do diretor da Secretaria de Habitação do Rio Grande do Sul, entabulamos negociações com a dra. Sandra Bernardes Ribeiro, no sentido de agilizar a regularização fundiária das áreas invadidas da viação férrea.

Na Asa Sul, fomos muito bem recebidos pelo presidente dos Correios, ilustre filho da terra, Jânio César Pohren, a quem entregamos reivindicações, entre elas, o aumento do quadro de carteiros em nossa cidade. Saímos de lá com a certeza da demanda em breve.

Ciceroneados pelo deputado Darcísio Perondi, estivemos na sede da Associação Brasileira das Indústrias de Lata – Abralatas. O encontro com seu diretor, Paulo C. Penna, foi por demais proveitoso e teremos desdobramentos positivos para Montenegro. Por enquanto, é sigilo.

Do Ministério dos Transportes – DNIT, através do deputado federal Beto Albuquerque, conseguimos desengavetar antiga reivindicação da comunidade de Vendinha, na BR-386.

Em audiência com o senador Zambiazzi, solicitamos sua interveniência no Ministério do Turismo, viabilizando projetos desse setor em nossa comunidade. O deputado Perondi, nosso principal anfitrião, por sua ligação com a saúde, garantiu a nós a inclusão de emendas beneficiando o município e nosso hospital. Defendendo os interesses do nosso Município, estivemos ainda com os deputados Zimmermann, Fontana, Biolchi, Turra, Mendes Ribeiro, Redecker, Pompeo, Schirmer e Maria do Rosário, obtendo respostas de projetos e emendas apresentadas.

Aproveitamos para entregar, às lideranças, cópias do nosso abaixo-assinado, contrário à instalação de pedágio na Tabaí-Canoas.

O prefeito e nós, que o acompanhamos, ficamos satisfeitos. A viagem, embora cansativa, considerando as correrias e o fato de Brasília ser uma cidade fria, distante, surrealista, foi muito proveitosa.

Altacir Martins, Presidente da Câmara de Vereadores – camaraaltacir@terra.com.br