Dnit empenha mais R$ 7 milhões para a BR-101
- Posted by: Ass. Imprensa
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Através do deputado federal Beto Albuquerque, que vem se notabilizando em defesa dos interesses da região sul, o governo Federal, através do Dnit, está empenhando soma de R$ 7 milhões para o normal seguimento das obras de pavimentação da BR-101, no trecho Tavares-São José do Norte.
Conforme o vereador Jair Rizzo, presidente da Comissão Pró-Construção da BR-101, trecho sul, o deputado Beto Albuquerque, em contato mantido, confirmou o empenho dessa verba, que fora solicitada pelo vereador rio-grandino, com R$ 6 milhões para a Construtora J. Malucelli, responsável pela pavimentação do Lote 2, e R$ 1 milhão para a Construtora Sultepa, contratada para a construção da parte final e recuperação da pavimentação do Lote um, ligando Tavares a vila do Bujuru.
Rizzo salientou ao Agora que se fazia necessário o empenho dessa verba, até o final deste ano, evitando a paralisação das obras, considerando que somente a partir de março ou abril de 2008 é que poderá ser ativado um novo empenho para a continuidade dos trabalhos naquela rodovia que se mostra de tanta importância para o desenvolvimento da região sul.
Complemento
Além da pavimentação de cerca de 19 quilômetros restantes para a ligação asfáltica entre as cidades de São José do Norte e Tavares, a complementação da rodovia passa, ainda, pela construção de uma rota, sob responsabilidade da firma Ivai, com cerca de quatro quilômetros, no contorno da cidade e ligação com a estrada que demanda a região da Barra, o que é esperado para o próximo ano.
Seguimento da pavimentação
Por outro lado, a Prefeitura Municipal de São José do Norte, assim como o Legislativo e outras lideranças políticas da região, começa a trabalhar no sentido de incluir o trecho de estrada, com cerca de 18 quilômetros, ligando a cidade ao Pontal da Barra, como parte integrante da BR-101, para que aquela estrada possa receber tratamento com pavimentação asfáltica, facilitando a movimentação do tráfego.
Hoje a rodovia, construída em unistein pelo governo do Estado e repassada posteriormente à responsabilidade da Prefeitura Municipal, encontra-se em péssimas condições de trafegabilidade, colocando em risco a integridade física de motoristas e condutores de motos. Lembram os que lutam pela inclusão da estrada com parte da BR que a orla marítima da Lagoa, onde passa a rodovia, está se preparando para o recebimento de grandes empreendimentos e, inclusive, a construção do porto exportador da Aracruz, que estará realizando investimentos de vulto no Estado.