Duplicação em 2009: Meta sim, garantia não

Jan 23 2009
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O Informativo do Vale – Lajeado, 23/01/2009

Vale do Taquari – O projeto básico da duplicação da BR-386, entre os quilômetros 353,6 e 388,4, de Estrela e Tabaí, deve ser entregue até fevereiro pela empresa contratada para sua elaboração ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A afirmação é do superintendente do DNIT no Estado, Vladimir Casa. Em entrevista ao jornal O Informativo do Vale ele confirma que a meta do órgão é iniciar a obra até o final deste ano. No entanto, não garante o começo para 2009.

Desde o ano passado, lideranças regionais, informadas pelo então superintendente do DNIT, Marcos Ledermann, afastado do cargo por suspeitas de irregularidades, afirmavam que a previsão era de que a obra se iniciasse no segundo semestre de 2009. Casa ratifica que essa é a meta, mas pondera que o cumprimento do objetivo está condicionado a uma série de fatores. “Depois de apresentado o projeto básico, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) precisa emitir uma Licença Prévia. A partir disso será efetuado o projeto executivo, mais detalhado, para depois irmos atrás da Licença de Instalação, ou seja, não depende só do DNIT. Não posso afirmar categoricamente que vá começar este ano”, explica o superintendente.

Segundo Casa, depois de iniciada, a obra deve durar de dois a três anos. “Ela deve terminar entre o final de 2011 ou no decorrer de 2012”, projeta. Para 2009, o superintendente estima que estejam reservados R$ 16 milhões para a duplicação. “É verba proveniente do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que servirá para o começo. Depois de iniciada, automaticamente fica mais fácil conseguir recursos no Orçamento Geral da União dos próximos anos. O grosso da verba deve ser no Orçamento de 2010”, argumenta. A duplicação da BR-386 está orçada em R$ 150 milhões.

Importante

Em junho de 2007 o deputado federal Beto Albuquerque, em reunião da Comissão Pró-Duplicação da BR-386 na Univates, previa que o começo das obras seria no segundo semestre do ano passado, com término no final de 2009. Já em setembro de 2008, o presidente da Comissão Pró-Duplicação da BR-386, Ney Lazzari, acreditava que até outubro do ano projeto o projeto seria apresentado, o que, segundo o atual superintendente do DNIT, só deve ocorrer em fevereiro.

O movimento pela duplicação da BR-386, no trecho entre Estrela e Tabaí, começou em 2001. Desde 2005 os pedidos foram intensificados com a inclusão da obra em vários programas de governo – entre eles o PAC. O acidente entre uma carreta e um caminhão, em 22 de julho do ano passado, que deixou 13 mortos em Fazenda Vilanova, reabriu o debate sobre a necessidade do serviço.

Desapropriações

Casa informa que pelo projeto básico ainda não ter sido apresentado, não pode informar se haverá necessidade de desapropriar algumas áreas nem sobre como será a reformulação dos acessos aos municípios. “Ainda é prematuro falar disso. A partir do momento em que recebermos o projeto, vamos ter a real noção do que deverá ser feito.”

Ermilo Drews