Em breve, telecentro
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
O Nacional – Passo Fundo, 27/02/2008
Deputado Beto Albuquerque (PSB) indicou a cidade de Passo Fundo para receber telecentro do Ministério das Comunicações. A prefeitura disponibilizou o espaço onde era a antiga prefeitura para a instalação do telecentro Redação ON
Ao longo da história, novas tecnologias têm tido o poder de influenciar o comportamento da sociedade, assim como o telefone, o rádio, a televisão, e agora, a internet.
Vive-se a era da informação, que possibilita a todos o uso de diversas soluções digitais eficazes que beneficiam muito o nosso dia-a-dia. Porém milhões de pessoas são classificadas como excluídos digitalmente, principalmente por serem privadas do acesso às redes de comunicação interativas. Os telecentros comunitários são plataformas pertencentes às comunidades que fornecem uma base variada de serviços em informação e informática para fins comerciais e de desenvolvimento e podem ser consideradas tentativas de inclusão tecnológica. Eles são baseados nos conceitos de biblioteca comunitária e centro comunitário de aprendizagem e são definidos como iniciativas interessantes dos governos para diminuir a exclusão digital, integrando o programa de inclusão digital do Ministério das Comunicações. O programa que é aberto a toda a população, possui telecentros comunitários distribuídos por diversas cidades do país e agora a cidade de Passo Fundo também será beneficiada com um.
Atendendo à solicitação do vice-líder do governo na Câmara, deputado Beto Albuquerque (PSB/RS), o Ministério das Comunicações irá destinar ao município de Passo Fundo um telecentro comunitário. De acordo com o deputado, a política de inclusão desenvolvida pelo governo Lula democratiza o acesso da população à tecnologia de informação. O telecentro será equipado com um computador-servidor, 10 computadores em rede, projetor multimídia (data show), roteador wireless, impressora a laser, câmara de vídeo, 11 estabilizadores, 11 mesas para computador, mesa para impressora, mesa para assistente e 21 cadeiras multiuso.
Os equipamentos já estão disponíveis, e a prefeitura indicou o imóvel (antiga prefeitura), onde funcionará o telecentro, cuidando dessa forma da segurança e conservação, além também da manutenção das instalações e dos equipamentos. A previsão para a instalação do telecentro é para o final de abril, segundo o secretário de desenvolvimento econômico, Claudemir Bragagnolo.
Para o analista de sistemas e professor da UPF, Roberto Rabello, o telecentro vai possibilitar às pessoas que não possuem acesso a computadores, internet gratuita, navegação livre para pesquisas, leitura de notícias, feitio de trabalhos escolares, digitação e encaminhamento de currículos, além da possibilidade de participar de salas de bate-papo, enviar e receber e-mails, gerenciar contas bancárias, entre outras facilidades que as novas tecnologias proporcionam.