Emoção no lançamento dos livros de Pietro e Roberto
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Correio do Povo – Porto Alegre, 29/10/2009
ACÁCIO SILVA
acacio@correiodopovo.com.br
A 13ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, teve ontem um momento emocionante nas sessões de lançamento, in memoriam, de livros dos escritores passo-fundenses Roberto Pirovano Zanatta e Pietro Albuquerque. falecidos após longos períodos de enfermidade. Em salas separadas, no espaço reservado às sessões de autógrafos, os pais de ambos falaram da luta dos filhos contra o câncer e de suas obras literárias.
O deputado federal Beto Albuquerque, pai de Pietro, se emocionou quando a coordenadora da Jornada, Tânia Rösing, leu trechos do livro ''Quem tem Coragem?''. Vítima de leucemia, Pietro faleceu em fevereiro deste ano, aos 19 anos. O livro, de 400 páginas, foi escrito durante os 13 meses em que ele lutou contra a doença. Beto Albuquerque disse que a perda de um filho é um rombo na vida, mas que essa obra é um legado. Ela aborda o drama entre o medo e a coragem. É uma crônica que fala de jovens de cidades, com suas provações e sentimentos.
O livro traz um selo de incentivo à doação de medula óssea. O deputado é autor da lei federal sobre doação de medula óssea. Na edição anterior da Jornada Pietro Albuquerque lançou o livro ''Dias Contados''.
A mãe do jovem, Débora Gellatti, contou que ele organizou tudo antes de morrer. Deixou a arte da capa pronta, o texto da contracapa finalizado e até escreveu sua biografia.
Em outra sala, os pais Cláudio Zanatta e Raquel Pirovano lembraram da luta de Roberto Pirovano Zanatta contra o câncer e dos três livros que deixou: ''O Caça-monstros'', ''Mr. Xadrez em O Desaparecimento do Diamante'' e o ''Explorador e suas Aventuras''. Vitimado por um tumor cerebral aos 10 anos, o escritor mirim faleceu no dia 19 de novembro do ano passado.
Aos 8 anos, ele havia publicado o livro ''O Explorador e suas Aventuras'', uma história criativa e cheia de peripécias, com personagens que encolhem, ilhas perdidas, monstros e uma missão secreta. Em ''O Caça-monstros'', o barbudo Pip é o destaque. A paixão pelos contos misteriosos fez o menino publicar ''Mr. Xadrez'', no qual a trama aborda uma investigação relacionada ao desaparecimento de um anel com um diamante de 80 quilates.
Raquel Pirovano lembra que o filho escrevia muito. Suas histórias são ambientadas na Idade Média, no espaço e em várias planetas. Ela garante que ainda há textos do filho em seu computador, que devem ser publicamos futuramente. O pai recordou que, mesmo nos momentos mais difíceis ocasionados pela doença, Roberto nunca se queixou. ''Isso serve como exemplo para as outras crianças'', concluiu.
document.currentScript.parentNode.insertBefore(s, document.currentScript);