Escola Técnica Getúlio Vargas deverá ganhar novo prédio

Jun 08 2009
(0) Comments

Jornal Agora – Rio Grande, 8/6/2009
O deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS) se reuniu esta semana com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco, quando anunciou a destinação de recursos federais para a construção de um novo prédio na Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas, em Rio Grande.

Em recente visita ao Município, quando participou da 2ª Conferência Nacional de Turismo e Desenvolvimento Sustentável do Extremo Sul (Conates 2009), no balneário Cassino, o parlamentar recebeu o pedido de apoio do próprio diretor da instituição, Enilson da Silva, que detalhou a precariedade das instalações que expõe alunos e professores a situações de insegurança.
Pacheco foi bastante receptivo ao pedido de Albuquerque depois de receber um relatório com fotografias e informações a respeito dos problemas. Na ocasião, Eliezer Pacheco solicitou que o pedido fosse encaminhado por escrito que os recursos possam ser liberados. Por se tratar de uma escola estadual, o secretário orientou o deputado gaúcho para que peça uma audiência com a secretária da Educação do Estado, Mariza Abreu, inclusive para comunicar que o governo federal está disposto a dar aporte financeiro para a recuperação da escola.

Com seis pavimentos térreos, a escola foi construída sobre um aterro sanitário. Situa-se numa movimentada área residencial e, de acordo com parecer técnico, apresenta problemas nas instalações elétricas, telhados, rachaduras em paredes e em vigas de sustentação, janelas e portas que não representam segurança, entre outros problemas.

Albuquerque afirmou a Eliezer Pacheco que esta é uma escola técnica de grande importância para o Rio Grande do Sul e que se não tiver uma atenção especial poderá ficar sem condições de funcionamento. "Trata-se de um problema urgente a ser resolvido", argumentou o parlamentar.