Fogaça minimiza apoio de Lula a Tarso Genro
Dec
24 2009
(0) Comments
- Posted by: Ass. imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Jornal do Comércio – Porto Alegre, 24/12/2009
Segundo a Datafolha, prefeito está empatado com o ministro da Justiça
Empatado com Tarso Genro (PT) na corrida pelo governo do Estado em 2010, o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça (PMDB), disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá papel “neutro” como cabo eleitoral no Rio Grande do Sul.
Pesquisa Datafolha realizada entre os dias 14 e 18 de dezembro mostra Tarso e Fogaça empatados com 30%, Beto Albuquerque (PSB) com 7% e a governadora Yeda Crusius (PSDB) aparece com 5%.
Entre maio e dezembro, as oscilações de Tarso (quatro pontos percentuais negativos) e de Fogaça (dois positivos) eliminaram a vantagem petista.
Mesmo no provável cenário de polarização contra o PT, Fogaça diz que não encarna o anti-Lula porque há um “arranjo federativo” que permite que a prefeitura e o governo federal sejam parceiros em obras e ações na Capital.
“Lula acabará se tornando neutro se o candidato (oponente do PT) não tem incompatibilidade. Ele pode até ter suas preferências, mas não pode se desfazer das parcerias”, afirmou Fogaça.
Tarso aposta que a popularidade de Lula favoreça o PT ao conferir caráter plebiscitário tanto à sucessão nacional quanto às disputas estaduais.
“As eleições estaduais serão eleições muito polarizadas em torno do governo Lula e do seu significado para o País, focando o antes e o depois”, avaliou.
Em seu blog, a governadora Yeda Crusius minimizou a importância da sondagem eleitoral tanto tempo antes da eleição. A tucana escreveu que em 2006 os institutos de pesquisa não previram que ela teria mais votos no primeiro turno e listou ações de seu governo.
“Se me importasse em estar bem nas pesquisas não teríamos os resultados administrativos que temos”, escreveu.