Frente lançada vai lutar por trânsito seguro

Jul 04 2007
(0) Comments

O Popular – Goiânia, 4/7/2007

Foi lançada nesta terça-feira a Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, que é coordenada pelo deputado Beto Albuquerque (PSB-RS) e reúne 210 deputados de diversos partidos em busca de soluções para os problemas do trânsito. O lançamento foi marcado por uma exposição da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em frente ao Congresso, com destroços de carros acidentados.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, defendeu penas mais rigorosas para os crimes de trânsito. “Os acidentes de trânsito são a terceira causa de mortes no Brasil, e só perdem para as doenças cardiovasculares e o câncer. Isso é uma epidemia”, disse. Também estavam no lançamento da frente a atriz Cissa Guimarães; representantes de órgãos de trânsito; entidades de classe; parlamentares; e Organizações Não-Governamentais que atuam na área, como a Rodas da Paz (voltada para a segurança dos ciclistas).

Números

Os prejuízos causados por acidentes no Brasil chegam a aproximadamente R$ 44 bilhões por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). O cálculo inclui desde gastos com infra-estrutura nas estradas até despesas da Previdência Social. Além das perdas econômicas, o número de vítimas também é alto: por ano, a média é de 320 mil feridos e 35 mil mortos.

Segundo experiências da PRF, é possível reduzir o número de vítimas no trânsito com investimentos em pessoal e em equipamentos. O diretor-geral da PRF, Hélio Derene, disse que, para trabalhar bem nas estradas, é necessário dobrar o atual contingente de 9,8 mil policiais em todo o Brasil.