Gaúchos contestam idéia de Dirceu
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Correio do Povo
Correio do Povo, 05/05/2004
Gaúchos contestam idéia de Dirceu
Parlamentares acham absurdo cogitar desvinculação do salário mínimo dos benefícios da Previdência
O vice-líder do governo na Câmara, deputado federal Beto Albuquerque, do PSB, considerou ontem absurdo e descabido o anúncio feito, em Santos, pelo ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, de que o Planalto estuda a possibilidade de desvincular o salário mínimo dos benefícios da Previdência. Lembrou que a reforma foi feita para cortar na carne e melhorar a situação dos 11,5 milhões de aposentados e pensionistas que recebem o mínimo e dos 22,5 milhões que ganham em média R$ 394,00 por mês. Se é um balão de ensaio, vou furá-lo, reagiu Beto.
O senador Paulo Paim, do PT, adotou a expressão do presidente Lula, o governo fala demais, para avaliar o que considerou novo desastre político e um escorregão de José Dirceu. Acrescentou que a medida fere o Estatuto do Idoso e a Constituição federal. O Executivo teria de editar emenda dizendo que os aposentados e pensionistas poderão ganhar menos do que o salário mínimo. Não acredito que o PT vá querer entrar na história como o partido que criou vencimento mais miserável do que o mínimo, comentou.
O deputado federal Pompeo de Mattos garantiu que, se a proposta for levada adiante, o PDT ingressará na Justiça para barrá-la. Prevê que caberá ao Congresso agir com dignidade para evitar essa nova caixa de maldades do governo Lula. O deputado federal Mendes Ribeiro, do PMDB, duvidou que a decisão prospere. Afirmou que o governo Lula diz que vai fazer tudo e acaba não realizando nada. Para o deputado federal Júlio Redecker, do PSDB, o governo daria um tiro no peito se pensasse que essa seria a saída para distribuir renda. Não conheço geração de renda com discriminação tão grande, disse Redecker.