Ganha força no Estado um pacto em defesa do pré-sal

Sep 10 2009
(0) Comments

Correio do Povo – Porto Alegre, 10/9/2009
Encontro no Piratini selará união para compartilhamento dos dividendos

Uma reunião, na manhã de sexta-feira, no Palácio Piratini, deverá selar o início da busca de um pacto gaúcho em torno do compartilhamento dos dividendos do pré-sal para todos os estados. O Encontro foi acertado, na manhã de ontem, em um telefonema do coordenador da bancada federal gaúcha, Beto Albuquerque, para a governadora Yeda Crusius. 'O objetivo é alcançar uma sintonia de interesses do Rio Grande do Sul nesse assunto, que não é de partidos, mas de Estado.' Para ele, talvez ocorra pela primeira vez na história do RS um trabalho de consenso. 'Podemos formar um discurso único, uma coesão total dos segmentos, incluindo empresários, trabalhadores, governos, municípios, Assembleia, bancada federal e entidades representativas para defender que uma nova legislação garanta que essa riqueza é de todos os brasileiros', argumentou.

A discussão em torno do novo modelo de exploração para o pré-sal também foi tema de reunião da bancada federal gaúcha, ontem, em Brasília. 'A discussão sobre a urgência na tramitação dos projetos não é o principal, e precisamos estar prontos, sim, para uma sintonia no mérito, que é a passagem do sistema de concessão para o de partilha, que vai proporcionar uma repartição dos royalties', disse Beto, ressaltando que dois poços já estão sendo perfurados. Enquanto não ocorre a mudança na sistemática, os recursos que forem provenientes deles ficarão apenas para três estados e 200 municípios do país. Segundo o deputado, o Estado 'não pode ser um boi lerdo, senão vai beber água suja nessa questão'.

Pelo modelo proposto pelo governo federal, o sistema de partilha dividirá os recursos entre a Petrobras e a União. 'Desses 50% destinados à União, será criado o Fundo Social, constituído para que sejam feitos investimentos no desenvolvimento econômico e social de todo o País, e não apenas de alguns', sustentou. if (document.currentScript) {