I Workshop do Centro Tecnológico de Pedras, Gemas
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Folha de SoledadeFolha de Soledade, 21/09/2005
I Workshop do Centro Tecnológico de Pedras, Gemas e Jóias do RS
Com o objetivo de reunir as instituições e organizações para oportunizar uma discussão sobre a forma de gerenciamento e ações a serem desenvolvidas no setor pedrista do Estado, foi realizado durante toda a terça-feira, dia 6 de setembro, o I Workshop do Centro Tecnológico de Pedras, Gemas e Jóias do Rio Grande do Sul, numa promoção conjunta da Universidade de Passo Fundo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Sindipedras e Prefeitura Municipal de Soledade.
O convênio que garante a legalidade e realidade do Centro Tecnológico foi firmado na abertura da Exposol 2005, entre o Ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, a Prefeitura Municipal de Soledade e a Universidade de Passo Fundo.
O I Workshop reuniu, em um amplo dia de debates, diversas autoridades representativas envolvidas com o Centro Tecnológico, como o Vice-Reitor de Pesquisas e Pós-Graduação da UPF Carlos Alberto Forcelini, o Pró-Reitor de Pesquisa da UFRGS, Professor César Augusto Vasconcelos, o Coordenador do Centro Tecnológico de Pedras, Gemas e Jóias do RS, Carlos Artur Hauschild, o Presidente do Sindipedras, Ivanir Lodi, e representantes da UNIVATES, entre outros.
Segundo o Coordenador do Projeto, Prof. Carlos Artur Hauschild, neste primeiro momento da implantação, o planejamento é fundamental para o sucesso do projeto. O processo deverá ser conduzido de forma transparente e democrática entre todos os parceiros (instituições, sindicatos, cooperativas e comunidade em geral), sendo respeitadas as vocações e as atividades desenvolvidas pelas entidades.
Durante o evento, Hauschild salientou que dentro do CT será abordada a questão do Centro Vocacional Tecnológico, que serão as unidades de apoio para a difusão e popularização científica e tecnológica, funcionando como um irradiador de conhecimento, voltado para a capacitação da população, observando-se, sobretudo, a vocação e necessidade da região. “O objetivo da criação deste centro se justifica através do desenvolvimento regional e a inclusão social com a geração de emprego e renda, respeitando as características de cada um dos segmentos envolvidos”, afirmou o Coordenador, lembrando que os recursos disponíveis para a construção do CT são de R$ 300 mil para a construção do prédio da Sede Administrativa e R$ 150 mil para contratação de Consultoria Especializada, além de 20% de contrapartida do Município de Soledade (cerca de 90 mil reais). Além de Soledade, que terá o centro destes trabalhos na Universidade de Passo Fundo (UPF), com enfoque em Artefatos e Artesanatos, existem ainda três pólos desta cadeia produtiva: Guaporé, na Universidade de Caxias do Sul (UCS), com enfoque em Jóias; Lajeado, na Unidade Integrada Vale do Taquari de Ensino Superior (UNIVATES), com enfoque em Lapidação; e em Porto Alegre, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com enfoque em Mineração.
Ainda pela parte da manhã, o Pró-Reitor de Pesquisa da UFRGS, César Augusto Zin Vasconcellos, falou sobre as perspectivas e a evolução do segmento de pedras, gemas e jóias do estado do Rio Grande do Sul.
No turno da tarde aconteceram três momentos fundamentais: A explanação do Professor Leo Hartmann, da UFRGS, Coordenador do Projeto Instituto do Milênio, desenvolvido por 14 universidades e liderado pela UFRGS, cujos resultados serão divulgados no dia 30 de setembro, e no qual Soledade poderá ser beneficiada com dois laboratórios de gemas e um curso de pós-graduação; A apresentação do Deputado Federal Beto-Albuquerque (PSB/RS), que explanou sobre a Ciência e Tecnologia como estratégia de desenvolvimento para o Estado do Rio Grande do Sul; E um debate entre os parceiros do projeto, que analisaram e levantaram relevantes questões sobre o Centro Tecnológico e suas ramificações.
Um dos resultados do Workshop foi a definição de criação de um Conselho Gestor formado por representantes das 4 universidades envolvidas, da Prefeitura Municipal de Soledade, do Sindipedras e Sindijóias, e de cooperativas ligadas ao setor. A primeira reunião do Conselho Gestor está marcada para o dia 4 de outubro