Literatura – Passo Fundo, capital das letras
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Zero Hora – Porto AlegreZero Hora – Porto Alegre, 18/8/05
Literatura – Passo Fundo, capital das letras
Câmara aprovou projeto que concede à cidade título de Capital da Literatura
LÚCIA JARDIM/ Casa Zero Hora/ Passo Fundo
O reconhecimento não poderia ter vindo em melhor hora. A poucos dias do início da 11ª Jornada Nacional de Literatura, Passo Fundo chegou mais perto de receber o título de Capital Nacional da Literatura. Na terça-feira, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, em Brasília, aprovou por unanimidade o projeto de autoria do deputado federal Beto Albuquerque (PSB/RS) que concede o título à cidade gaúcha.
O projeto de lei, que estava em tramitação desde 2003, ainda deverá passar pela aprovação do Senado. A Jornada, que começa na próxima segunda-feira, existe desde 1981 e ocorre a cada dois anos.
A justificativa do deputado para a proposta foi fundamentada no público de mais de 16 mil pessoas que compareceu na última Jornada e no caráter internacional do evento, que este ano terá Jostein Gaarder, autor de O mundo de Sofia, como uma das principais atrações.
– O empenho de lideranças locais garantiu ao evento relevância nacional e internacional – afirmou o deputado.
– Recebo essa notícia como o reconhecimento do trabalho de uma universidade e de pessoas que, há 24 anos, se dispõem a investir no processo de formação de leitores – disse Tânia Rösing, coordenadora da Jornada de Literatura.
O escritor Ignácio de Loyola Brandão, que integra o júri do Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura, também comemorou a conquista:
– Finalmente se fez justiça nesse país, pena que levou tanto tempo para esse trabalho, que só tem dado lucro para a literatura brasileira, ser reconhecido.
Ontem estavam sendo acertados os últimos detalhes para o evento, ao qual devem comparecer mais de 20 mil pessoas. As presenças dos escritores Ariano Suassuna e João Ubaldo Ribeiro também estão confirmadas no Circo da Cultura instalado na Universidade de Passo Fundo.
Em Parati (RJ), cidade que há três anos abriga uma festa literária internacional, principal concorrente da Jornada de Literatura de Passo Fundo, a possível nomeação da cidade gaúcha como a Capital da Literatura não causou polêmica.
– Nunca foi nossa intenção transformar Parati em um centro de referência nacional, não temos essa intenção – afirmou Isabel Cernelli, diretora-executiva do evento.
( lucia.jardim@zerohora.com.br )