Lula pede a líderes que votem contra

Jan 25 2006
(0) Comments

Correio do EstadoCorreio do Estado, 25/01/2006
Lula pede a líderes que votem contra

Mais liberdade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu hoje aos líderes da base aliada no Congresso que seus partidos aprovem a emenda que acaba com a regra da verticalização nas eleições. "É a primeira vez que o presidente Lula deu sua definição contra a verticalização. Ele só quer ao seu lado (nas eleições) quem não esteja obrigado por lei a estar ali", disse o deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), vice-líder do Governo na Câmara, após encontro dos líderes com Lula no Palácio do Planalto.

Os líderes dos partidos na Câmara acertaram com o presidente da Casa, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), colocar em votação a proposta de emenda constitucional que acaba com a verticalização.

A manutenção da verticalização – que subordina as alianças estaduais à coligação nacional dos partidos – vem sendo defendida principalmente pelo PT e pelo PSDB.

Na segunda-feira, Lula já havia recomendado ao presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), que o partido revisse sua posição favorável à verticalização.

A maioria dos partidos é contrária à regra – aplicada nas eleições de 2002– porque ela tira a flexibilidade das legendas que tiverem candidato próprio ou participarem de coligação com candidato à Presidência na hora de montar as alianças estaduais.

O líder do Governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), lembrou que a decisão da Executiva Nacional do PT a favor da verticalização foi tomada com apenas um voto de vantagem. Segundo ele, a bancada do partido se reúniria ontem à noite para tomar uma posição sobre o tema.

"O presidente Lula disse que não gosta da verticalização porque não gosta de um casamento forçado, arranjado. Quem quiser a coligação que faça, quem não quiser que não faça", disse Chinaglia.

No encontro com os líderes, Lula também anunciou que o novo salário mínimo será de 350 reais a partir de abril.