Lula quer candidatos únicos no Congresso, diz deputado

Jan 01 2007
(0) Comments

A Tarde Online, 01/01/2007

Agencia Estado

O deputado Beto Albuquerque (PSB-RS) disse há pouco que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "aguarda a sensibilidade dos partidos políticos em torno de candidatos únicos para a presidência da Câmara e do Senado". Segundo o deputado, que chegou ao Congresso para a posse de Lula, o governo precisa que haja uma coalizão dentro do Congresso para garantir a governabilidade. "A coalizão não pode ser na Esplanada. Se, aqui (no Congresso), tiver colizão, e lá fora, coalizão, nós não vamos governar", disse Albuquerque.

Na avaliação dele, o presidente Lula está correto ao coordenar a montagem dos ministérios respeitando a hierarquia dos partidos. "Os partidos políticos serão chamados a esta responsabilidade, e, portanto, terão que responder pelos resultados das áreas que vierem a representar", afirmou. Acrescentou que o presidente deverá ter "um desenho" do novo ministério até o final de janeiro. "O presidente Lula está montando um governo de coalizão que passa pela escolha harmônica entre todos os partidos que comporão a base do governo, assim como a direção da Câmara e do Senado.

Albuquerque disse que o novo mandato do presidente Lula deve passar por quatro eixos: combate ao crime, em conjunto com Estados; manutenção da estabilidade econômica; extinção dos gargalos da infra-estrutura e redução das desigualdades sociais.

O deputado avaliou que o atual governo, diferentemente do primeiro mandato, terá todas as condições econômicas para avançar. "O que não pode acontecer é que as lideranças partidárias conspirem contra esses ventos favoráveis ao governo. As lideranças políticas têm que ajudar o presidente a compor um grande governo, de vencedores e de resultados.