Lula teme segundo turno

Jan 23 2007
(0) Comments

Correio da Bahia, 23/01/2007

BRASÍLIA – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu aos líderes da base aliada que encerrem a disputa na Câmara – motivada pela sucessão ao comando da Casa – em 1º de fevereiro. A preocupação é que o racha na base se perpetue e prejudique a aprovação do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), lançado ontem pelo governo. O recado foi dado na reunião que Lula teve ontem com os parlamentares aliados antes do anúncio do pacote.

A base aliada está dividida entre a reeleição do presidente da Câmara, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), e a candidatura do petista Arlindo Chinaglia (PT-SP). O presidente nacional do PMDB, deputado Michel Temer (SP), disse que Lula recomendou ainda aos dirigentes dos partidos que já estudem as medidas que dependerão de aprovação do Congresso para facilitar a aprovação após 1º de fevereiro, quando se inicia o ano legislativo.

“O presidente quer que em 1º de fevereiro se solucione as pendências políticas da base no Congresso e a partir daí se vai para frente”, afirmou Temer. O vice-líder do governo na Câmara, deputado Beto Albuquerque (ES), confirmou o apelo do presidente. “Ele pediu para que tudo que for de disputa que fique para trás depois do dia 1º de fevereiro. Que a partir dali haja a rearticulação da base”, disse. (Folhapress)