LUTO-Falece ex-vice-prefeito

Mar 02 2010
(0) Comments

DIÁRIO DA MANHÃ – PASSO FUNDO

O prefeito decretou Luto Oficial pela morte do seu companheiro na gestão Dipp-Corralo (2005-2008). A morte de Adirbal Corralo, vitimado por um câncer, causou consternação. Depois de cinco legislaturas como vereador e de ter participado da gestão municipal, Corralo era tido pelos Progressistas como o principal nome do partido

Faleceu no início da tarde desta segunda-feira, vítima de câncer, aos 67 anos, o ex-vice-prefeito Adirbal Corralo. Desde o ano passado ele estava em tratamento devido à doença. Advogado, professor, tradicionalista e político, ele foi uma das principais lideranças do Partido Progressista em Passo Fundo e compôs a administração Dipp-Corralo, de 2005 a 2008, como vice-prefeito de Airton Dipp. O progressista também foi vereador por cinco legislaturas consecutivas (1973 a 1996), obtendo votações expressivas; concorreu a deputado estadual, sendo eleito suplente, e ocupou cargo no Executivo como secretário municipal. Formado em Direito e Técnicas Comerciais, Corralo lecionou na Escola Agrícola de Sertão e chegou a dar aulas de Educação Física, durante sua juventude.

Airton Dipp, ao receber a notícia do falecimento do ex-vice-prefeito decretou Luto Oficial no município pelo período de três dias. O prefeito Dipp afirmou: “Passo Fundo está triste com esta lamentável perda de um homem que tanto trabalhou pelo nosso município. Vai deixar saudades a todos aqueles que conviveram com ele”.

Amigo e companheiro político durante 30 anos, Alberto Poltronieri (PP), foi vereador junto com Corralo durante uma década. “Ele sempre foi um homem de posições muito firmes. Ele nunca vacilou, nunca ficou em ‘cima do muro’, sempre a abraçou um lado e defendeu muita a educação na tribuna. Inclusive, é dele a emenda da lei Orgânica do Município que passou a participação da Educação (no orçamento) para 35%. Ele sempre acreditou que o futuro da nossa juventude estava numa boa escola”, comentou Poltronieri. Ele ainda recorda que Corralo era um homem sensível e amante das letras: “quando estávamos em rodas menores ele declamava algumas de suas poesias, sempre muito românticas”. Corralo revelou ao amigo que tinha material suficiente para escrever praticamente dois livros. “Eu dizia para ele que devia publicar isso e ele respondia que um dia iria fazê-lo, mas pelo jeito não deu tempo”, afirmou.

O deputado federal Beto Albuquerque também lamentou, de Porto Alegre, o falecimento do ex-vice-prefeito. “É com pesar que recebo a notícia da perda de um amigo que aprendi a admirar. Perdemos um homem leal na política, interessado e trabalhador, que muito contribuiu para que as políticas públicas, na primeira gestão do prefeito Airton Dipp, pudessem ter êxito”, disse ao manifestar solidariedade aos familiares de Corralo. Ele deixa mulher e quatro filhos.

O velório que iniciou por volta das 19 horas desta segunda-feira está ocorrendo na Câmara de Vereadores, e deve prosseguir até o meio-dia de hoje. Depois o corpo será conduzido até Espumoso, terra natal de Corralo, onde será enterrado.