Mais de 60 mil veículos circulam pela cidade
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Jornal Agora – Rio Grande, 23/02/2008
Rio Grande possui cerca de 198 mil habitantes (dados do IBGE de 2007). Além do notório crescimento de sua população, a cidade destaca-se ainda pelo impressionante acréscimo de sua frota: são mais de 60 mil veículos trafegando pelas ruas, diariamente.
Segundo o secretário municipal de Segurança, dos Transportes e do Trânsito, Enoc Guimarães, somente nos últimos três anos os rio-grandinos ganharam a companhia de mais 20 mil veículos. Em dezembro de 2004, a cidade mais antiga do Estado possuía 42 mil veículos, número que pulou para 63 mil até dezembro último. Deste montante, 22 mil são motos, fazendo da média do município ser quatro vezes maior se a compararmos com a do Rio Grande do Sul. "Oito por cento da frota gaúcha é composta por motos, enquanto a média municipal fica em 35%", conta Guimarães, dizendo ainda que Rio Grande ocupa, no mínimo, a segunda posição em todo o Brasil, dado que deverá ser confirmado esta semana pelo Ministério das Cidades. "Mas acreditamos que a cidade já detenha a maior média entre frota de motos por habitante", conta o secretário.
Mas o que aponta o crescimento não só populacional mas também o potencial econômico da cidade também gera problemas. A demanda elevada e inesperada está sendo prioridade da Secretaria Municipal de Segurança, dos Transportes e do Trânsito (SMSTT).
Para dar maior agilidade ao fluxo intenso de veículos nas ruas principais e de acesso à entrada e saída da cidade, Enoc Guimarães explica que um novo anel viário deverá ser concluído na próxima semana e outro será construído a partir das próximas semanas. "Para isso fizemos algumas alterações, como a colocação da oitava e última sinaleira na rua General Neto (em frente ao supermercado Big), visto que o fluxo de veículos cresceu consideravelmente nos últimos anos", fala. "A chegada de novos empreendimentos e o surgimento de empregos fez com que a comunidade ampliasse seu poder de compra, além de atrair uma população flutuante ao município", explica o secretário.
E para atender a esta nova demanda – que deverá aumentar com o fortalecimento do Rio Grande como pólo naval – o Município necessita adaptar-se, "agilizando o fluxo, principalmente, nas ruas de entrada e saída da cidade", fala Guimarães.
Ele diz ainda que o tempo de percurso no centro da cidade diminuirá com a implantação do anel viário. "Nossa intenção é que os motoristas fiquem menos tempo no trânsito, evitando possíveis acidentes", argumenta.
O primeiro anel viário já está praticamente concluído (veja no box) e o segundo deverá iniciar nas próximas semanas. Este último – formado pela rua Aquidaban, via onde são registrados diversos acidentes, principalmente, envolvendo motoristas -, o titular da SMSTT afirma que a obra deverá iniciar assim que o empenho feito pelo deputado federal do PSB, Beto Albuquerque, através do Ministério das Cidades, seja liberado. A verba de R$ 196 mil será utilizada para readequação desta e demais ruas adjacentes, entre elas, a Vasco Vieira da Fonseca (Perimetral) e a 24 de Maio. Com a mudança, a Aquidaban será transformada em uma única mão e receberá recapeamento para, posteriormente, ser asfaltada.
Alterações
E para sustentar estes novos trajetos que estão sendo traçados pela administração pública municipal, outras alterações já foram feitas. As sinaleiras de três tempos das ruas Cristóvão Colombo e Domingos de Almeida foram substituídos por outros com apenas dois tempos, "reduzindo o tempo de espera dos motoristas que precisam cruzar aquelas vias para sair ou entrar na cidade. Com isso, a média de espera atual, de cerca de cinco minutos, caia para no máximo dois", fala o secretário do Trânsito, lembrando que este novo trajeto já está em operação.
Outra mudança será na avenida Rheingantz, que passará a ser utilizada somente como via de entrada ao centro do Rio Grande, tornando-se mão única, enquanto a rua Buarque de Macedo será apenas para saída do Município, até a Cristóvão Colombo. "Assim, a Senador Corrêa, também modificada para uma única mão, levará os motoristas até a rua Dois de Novembro. Todas as vias que compõem os anéis viários são asfaltadas", lembra Enoc Guimarães.
Novos acessos
– 1º anel viário: um dos novos acessos de saída do centro da cidade será constituído pelas vias Benjamint Constant, Salgado Filho, Apelles Porto Alegre, passando pela Senador Corrêa, Buarque de Macedo, Dois de Novembro e Presidente Vargas.
Quanto a entrada, os motoristas deverão seguir pela rua Presidente Vargas, passando pela avenida Reinghantz e 24 de Maio ou Valporto;
– 2º anel viário: entrada para Rio Grande pelas ruas Portugal, Aquidaban e Marechal Floriano; saída pela Fernando Osório, Vasco Vieira da Fonseca e Portugal;
Mônica Caldeira