Mais de 700 pessoas prestigiam Campanha Pró-Vida em favor da UTI do Hospital São João Batista
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Jornal Popular – Nova Prata, 26/6/2008
Evento ocorrido na noite da segunda-feira, 16, no Salão Paroquial de Nova Prata, contou com a presença do deputado federal Mendes Ribeiro Filho, presidente da Comissão Mista de Orçamento da União.
A Comissão Pró-Vida, composta pela Câmara Cultural da Indústria, Comércio e Serviços de Nova Prata (CIC), pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas), juntamente com os poderes Executivo, Legislativo de Nova Prata e o Hospital São João Batista, receberam na noite da segunda-feira, 16 de junho, às 20 horas, no Salão Paroquial de Nova Prata, o deputado federal Mendes Ribeiro Filho (PMDB), presidente da Comissão Mista de Orçamento da União.
Um público regional composto por mais de 700 pessoas prestigiou a iniciativa que marcou, publicamente, a adesão de 15 municípios que integram esta campanha denominada de "Pró-Vida" e que tem por objetivo concretizar a efetiva abertura da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital São João Batista, que beneficiará uma população regional de 136 mil habitantes.
Este é o primeiro grande movimento em prol da vida da região que busca, de forma conjunta, a adesão das prefeituras de Nova Prata, Veranópolis, Vila Flores, Fagundes Varela, Cotiporã, Vista Alegre do Prata, Serafina Corrêa, Guaporé, Paraí, Nova Araçá, São Jorge, Guabiju, André da Rocha, Nova Bassano e Protásio Alves.
Do ponto de vista de organização e mobilização, a Comissão Pró-Vida deu um show, no que pese nossa reportagem ter visto somente a presença de três médicos no evento: Dr. Reginaldo Oliveira Rosa (diretor técnico do HSJB), Dr. Rafael Lenzi e a Dra. Maria Cristina Barros. Em relação aos municípios presentes e representados por seus prefeitos, destacamos: Guabiju (Rachid José Elias Ghiggi), Paraí (Lauriano Ártico), Protásio Alves (Eloes Marchetti), Ademir Zanotto (André da Rocha) e Waldemar De Carli (Veranópolis).
Além dos prefeitos da região presentes, compuseram a mesa oficial também o presidente do Hospital São João Batista, Vitalino Maschio, o diretor técnico do HSJB, Dr. Reginaldo Oliveira Rosa, o presidente do Legislativo local, Gilmar Peruzzo e o deputado federal Mendes Ribeiro Filho. O deputado estadual Iradir Pietrosky (PTB) também marcou presença ao evento, além de vereadores, secretários municipais e lideranças locais e da região. No final do encontro, Pietrosky anunciou à direção do HSJB, a destinação de R$ 100 mil de parlamentares federais do PTB para a entidade local de saúde, em 2009.
Na seqüência, usaram da palavra o diretor técnico do HSJB, Dr. Reginaldo Rosa, o presidente do Legislativo, vereador Gilmar Peruzzo, ambos destacando a bela iniciativa e o empenho de todos para o sucesso do empreendimento. O prefeito Vitor Pletsch, internado no Hospital São João Batista há vários dias, deixou uma mensagem gravada de cerca de 10 minutos e apresentada em telão aos presentes, apoiando e incentivando a iniciativa.
Por fim, o deputado federal Mendes Ribeiro Filho usou da palavra para afirmar seu apoio à iniciativa meritória, destacando a necessidade de parcerias para o sucesso do empreendimento almejado. "Juntos vamos buscar a solução para os problemas locais e da região", destacou. Mendes Ribeiro disse que não assumiria sozinho a responsabilidade e que juntamente com outros parlamentares como os deputados Ruy Pauletti e Beto Albuquerque, buscariam a concretização de tão acalentado sonho, sendo que a comunidade local e regional deve buscar esta aspiração e estar presente em todos os passos. O parlamentar sugeriu a criação de um consórcio regional para gerenciar a saúde nos municípios beneficiados, como também, que o trabalho deste mesmo consórcio esteja voltado para outras áreas como o meio ambiente e o saneamento, exemplificou. "Eu estou presente para ajudar até que a missão estiver concluída. Vamos dividir a responsabilidade com outros parlamentares e, a partir de 2009, faremos de tudo para custear parte dos prejuízos do Hospital São João Batista, estimado em cerca de R$ 90 mil por mês. Juntos vamos buscar a solução para os problemas locais e da região", concluiu o ilustre convidado que recebeu um documento assinado por representantes da Comissão Pró-Vida, elegendo-o como representante junto ao Ministério da Saúde e ao Congresso Federal, para incluir no próximo Orçamento da União, verba necessária para efetivamente ver o sonho da UTI se concretizar no menor espaço de tempo possível, bem como, para que o SUS – Sistema Único de Saúde credencie esta unidade em benefício à Vida. O documento é assinado pelos presidentes da CIC, Edson Vinicius Morello; da CDL, Marlene Guadagnin; do Sindilojas, Jair Guadagnin; do Hospital São João Batista, Vitalino Maschio; pelo presidente do Legislativo, Gilmar Peruzzo e, pelo prefeito Vitor Pletsch.