Manuela ganha reforço em comício

Oct 02 2008
(0) Comments

Zero Hora – Porto Alegre, 02/10/2008

Dois dias depois de uma onda de bandeiras do PT invadirem o Largo Glênio Peres, foi a vez da candidata a prefeita Manuela D’Ávila (PC do B) fazer o seu comício final de campanha.

Emocionada, a candidata chegou ao ponto tradicional da Capital às 19h22min acompanhada da mãe, Ana Lúcia, 58 anos, e das duas irmãs, Carolina, 33, e Mariana, 31.

– É o meu primeiro comício (como protagonista) – declarou.

Às 20h44min, a comunista fez um discurso contra o suposto preconceito dos adversários em relação a sua idade – 27 anos – e fez um apelo ao público:

– Eu sonho que a gente não veja um segundo turno idêntico ao de 2004 com os mesmos candidatos. Eles usam o rancor como se fosse política. A nossa cidade não é uma máquina de xerox.

Manuela também alfinetou os rivais por supostamente não responderem questões como as razões da crise na saúde e se preocuparem em atacar a sua candidatura:

– Na cabeça deles o povo só está certo quando vota em alguns. O que eles dizem é como tu vais votar numa guria de 27 anos? E a cidade está reafirmando que é contra a todos os preconceitos.

A candidata declarou que Porto Alegre está dividida e, por essa razão, perdeu força nos últimos 20 anos. Ela agradeceu a presença do público e admitiu que ficou o dia inteiro “com o estômago doendo” diante da ameaça de chuva.

Ex-prefeita de São Paulo e deputada federal, Luiza Erundina (PSB-SP) declarou que “está sentindo cheiro de vitória”:

– Quando eu estava vindo do aeroporto perguntei quais são os defeitos que estão colocando na candidata e me disseram que era a sua idade. Me surpreendi porque essa é uma grande virtude. Já marquei na minha agenda que estarei aqui no segundo turno para eleger Manuela.

Orlando Silva reafirma que Manuela é a preferida de Lula

No palanque, a candidata também contou com a presença do senador Inácio Arruda (PC do B-CE), o presidente nacional do PC do B, Renato Rabelo, e o ministro do Esporte, Orlando Silva.

Coube ao ministro de Lula apimentar o comício:

– Como já disse uma vez, cá para nós, o coração do presidente Lula bate pela campanha de Manuela.

E acrescentou:

– Sabe por que Lula não veio em Porto Alegre no primeiro turno? O presidente me disse hoje (ontem) que já está se preparando para vir a Porto Alegre e eleger Manuela no segundo turno. O presidente tem grande admiração pela competência da candidata.

Desde segunda-feira, a coordenação da campanha mobilizava militantes para reunir o maior número de pessoas no comício. No encontro com apoiadores na Igreja Pompéia, o coordenador da campanha, Beto Albuquerque (PSB), cobrou empenho:

– É no comício que vamos marcar a nossa ida para o segundo turno.

Na tarde de ontem, Manuela foi conferir pessoalmente como estavam os preparativos para o evento. Até as 14h30min, 80 mil adesivos já haviam sido distribuídos e foi necessário produzir mais material. No local, foram distribuídos panfletos que acusam Maria do Rosário (PT) de supostamente ter preconceito por causa da idade de Manuela.

– Porto Alegre é uma cidade que tem repulsa ao preconceito. Já tivemos um prefeito negro. Essa cidade já elegeu Olívio Dutra, trabalhador. Esta cidade sempre condenou o preconceito na prática. É um deslize de uma candidata – afirmou a comunista na saída do Hospital de Pronto Socorro (HPS).