Marco da Capital Nacional da Literatura é inaugurado em Passo Fundo
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Portal Universidade de Passo Fundo – www.upf.br, 28/3/2008
Solenidade foi marcada pelo anúncio de mais investimentos por parte do Ministério do Turismo
O município de Passo Fundo vivenciou, na manhã desta sexta-feira, 28 de março, um momento marcante. Ao mesmo tempo em que era inaugurado o Marco da Capital Nacional da Literatura, situado na praça Armando Sbeghen, junto à ponte sobre o rio Passo Fundo, as autoridades presentes anunciavam mais investimentos. Até o final deste ano, o Ministério do Turismo vai liberar um novo montante de recursos para a construção de outros quatro espaços dedicados aos livros e à literatura. Já do Projeto Mais Cultura, vinculado ao Ministério da Cultura, será destinada uma verba que contemplará o projeto para a nova biblioteca pública, que será referência no Brasil.
Autoridades políticas, acadêmicas, representantes de entidades, empresários e leitores participaram da cerimônia de inauguração do Marco da Capital Nacional da Literatura, que tem o objetivo de consolidar o título obtido por Passo Fundo em janeiro de 2006 como Capital Nacional da Literatura. A partir de agora, atividades especiais passam a ser oferecidas no local, que tem como atrações a Árvore das Letras; o Monumento aos Tropeiros, numa alusão à origem do nome Passo Fundo; um quiosque multimidial com livros, revistas e jornais, acesso à internet, além de dois túneis em metal revestidos com placas de policarbonato, onde estão adesivados textos literários, trocados a cada 15 dias, para leitura e fruição dos visitantes. A construção do espaço cultural contou com incentivos do governo federal, através do Ministério do Turismo, contrapartida municipal e apoio da iniciativa privada.
Presente na solenidade, o reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF), Rui Getúlio Soares, agradeceu a todos os que se envolveram com o projeto de construção do Marco da Capital Nacional de Literatura. “Este espaço é uma honraria aos cidadãos passo-fundenses e aos visitantes, que virão cada vez mais participar do turismo cultural e educacional que já se desenvolve neste município”, enfatizou, lembrando o compromisso da UPF, ao longo de seus 40 anos, com o desenvolvimento regional e a formação de profissionais-cidadãos.
Em nome do Ministério do Turismo, o chefe da Assessoria Parlamentar Paulo Pires de Campos, afirmou que Passo Fundo encontrou uma forma de trazer o turista mais qualificado, voltado à área cultural. “Cultura e turismo estão sempre juntos. Por isso, com os recursos liberados pelo Ministério, outros quatro espaços semelhantes a este devem estar concluídos até o final deste ano”, disse. Já o representante do Ministério da Cultura e coordenador Nacional do Livro e da Leitura, Jéferson Assunção, parabenizou Passo Fundo por ter mais um evento em prol da literatura, especialmente em 2008, ano do centenário da morte de Machado de Assis. “Que a cultura da leitura se esparrame por toda a sociedade. É isso que se faz em Passo Fundo”, considerou.